Louca por você – Fernanda Belém


Louca por você, livro de estreia de Fernanda Belém, conta sobre a vida de Renata, que depois de três anos de relacionamento com seu atual namorado, Rodrigo, começa a perceber que aquela paixão ficou no passado.
Procurando mudanças em sua vida, e depois de um sonho que a faz questionar seus sentimentos com o ex namorado Vitor, acontece uma reviravolta em sua vida: está perto de seu aniversário e ela resolve enviar um convite para o caso dele aparecer de volta no seu presente. Só tem um problema, além dela ser comprometida, ele também é.
Mas ele aparece em sua festa com sua atual namorada e ela se questiona se foi por causa de seu aniversário ou se é tudo uma grande coincidência.
Agora, sentimentos que antes pareciam apagados voltam a surgir, e Renata tem que descobrir o que fazer de sua vida amorosa. Muitos encontros, desencontros, confusões e muito amor passam a fazer parte da rotina dos personagens e ela precisa conseguir tomar a decisão certa no meio de tantas emoções.
Assim que eu li pela primeira vez a sinopse do livro, “Louca por você”, fiquei encantada. Mesmo antes até de ter uma capa definida. A alegria contagiante da autora, Fernanda Belém, só conseguiu aumentar ainda mais meu desejo. E quando a capa finalmente foi relevada? Mais amor, já que a capa é realmente linda! E tudo ficou ainda melhor quando eu soube que a autora é minha conterrânea, e que o livro seria lançado aqui pertinho da minha casa! Nunca antes havia ido a um lançamento tão perto de mim, em um local que estou tão familiarizada, e posso adiantar que foi ótimo.
Logo quando abri o livro para começar a leitura, dei de cara com os agradecimentos. Sei que muita gente pula essa parte, mas eu não, simplesmente adoro ler esse pedacinho, pois dá pra saber um pouquinho mais sobre o autor por aquelas palavras. E só por ler o agradecimento ao namorado, já vi que Fernanda é uma romântica, o que logo me fez ter ainda mais simpatia por ela e por sua história, de tão fofas que foram suas palavras logo ali.
Quando comecei a folhear as páginas do livro, fui me encantando pelos personagens. A Renata é uma protagonista decidida, engraçada e de alto astral, gostei muito dela logo de cara, como se fosse uma amiga minha, assim como gostei de todas as suas amigas, super divertidas.
Esse é um livro de emoções. Senti as mais variadas possíveis enquanto estava lendo, e a cada página virada era uma nova sensação, algumas boas, outras nem tanto. Mas é assim que um livro é bom, já que mexe com a gente das maneiras mais diversas.
Em momento nenhum é citado em que cidade se passa a história, mas sim alguns lugares para onde os personagens vão, e é tão legal já conhecê-los, me sinto ainda mais conectada ao livro.
Mas as páginas foram avançando e eis que o ex dela, Vitor, surge de uma maneira que bagunça sua vida inteira, fazendo-a mudar algumas de suas atitudes. Infelizmente Renata perde um pouco de todo o seu brilho. Vitor não me fez suspirar em nenhum momento, e fiquei chateada com as situações que ele acabava fazendo-a passar.
Sei que infelizmente não podemos controlar nosso coração e o que sentimos, e sei que muitas vezes gostamos justamente da pior pessoa que poderíamos gostar.  Mas sei também que sofrer muito não faz bem a ninguém, e que às vezes, mesmo que nosso coração nos diga uma coisa, nossa cabeça tem que ir contra isso para mudar a situação, que vai nos fazer bem de alguma maneira, mesmo que em um futuro distante. E era isso que eu queria que a Renata fizesse, e mais do que nunca queria ser uma amiga dela para tentar dar conselhos, já que também sei que as vezes o coração não nos deixa ver algumas coisas além do que ele quer ver.
Apesar de poder ter algo de admirável na capacidade de esperar uma pessoa por tanto tempo quanto ela espera, me dá desgosto ver que alguém faz isso, deixando sua felicidade na mão de outra pessoa, porque a outra pessoa faz com que seja assim. E o pior, o modo como ele a tratou diversas vezes não fez com que merecesse o respeito de ninguém, muito menos de uma pessoa que tanto o ama, como a Renata. Eu, sinceramente, não teria aguentado nem um terço do que ela aturou. E sempre que ele fazia as babaquices com ela, depois era só vir um pouquinho meigo e ela já voltava atrás, como se nada tivesse acontecido. Era isso que me chateava, sua falta de amor próprio, amar alguém mais do que ama a si própria, sendo que esse alguém nada fazia para merecer nem um milésimo desse amor.
Mas tirando isso, adorei o livro, todos os personagens foram muito bem construídos. Essa é uma história real contada em um livro, pois sei que muitas pessoas passam pelas mesmas situações e com certeza algumas vão até se identificar com isso e com os personagens.
A narrativa flui de uma maneira suave e gostosa, e quando percebemos o livro já acabou. Há bastante diálogo também, o que eu adoro, já que é muito bom ver essa interatividade da protagonista com os outros personagens. Só faltou mesmo aquele romantismo todo que uma romântica assumida como eu adora.
Outro ponto interessante, que me fez odiar um pouco menos o Vitor, foi que havia alguns capítulos em que ele narrou os acontecimentos sob o seu ponto de vista, então dava para saber o que ele pensava e como se sentia em relação a tudo o que estavam passando. Mas na verdade eu queria que a Rê ficasse com o Carlos, um personagem que eu adorei, muito “de bem com a vida”, simpático, fofo, educado, bonito, enfim, tudo de bom! Sei que em muitos momentos a Rê também queria gostar dele, e acabava se lamentando por não mandar no coração. Mas tem aquela coisa, quando você está muito ligada a uma pessoa, pode acabar não enxergando direito as outras maravilhosas que estão ao seu redor.
Porém, tem um fato que preciso comentar, em alguns pontos a passagem de tempo ficou mal explicada, e a autora estava falando algo e de repente já era outro dia, sem ligação e sem ter nenhum tipo de separação, o que acabou embolando um pouco.
No lançamento pude conhecer a Fernanda Belém ao vivo, que foi um amor de pessoa, e mesmo nervosa estava super feliz, dava para ver os brilhos em seus olhos, e é tão legal presenciar esse momento. Ela foi extremamente fofa e simpática e pelos poucos minutos que a conheci, e as conversas que tivemos online, deu para perceber mais ou menos seu jeito de ser, e acredito que ela seja tão alto astral e divertida como a Renata, então acho que ela acabou passando isso para a personagem, o que foi bem legal.
Eu vi que a autora está pensando em fazer uma continuação para esse livro, e estou torcendo para que ocorra uma reviravolta na vida da personagem.
Enfim, eu super recomendo a leitura, Fernanda Belém está aí para provar que também veio ficar e que nós, brasileiros, temos que ter cada vez mais orgulho dos talentosos escritores nacionais que estão surgindo no mercado literário. E mesmo não gostando do Vitor, talvez por toda a sua demora em tomar uma decisão concreta, eu gostei muito da história em si e de como foi desenvolvida. E se você ler e gostar do Vitor, tenho certeza de que vai gostar ainda mais desse livro.



Comente com o Facebook:

36 comentários:

  1. Eu amei a resenha e estou super ansiosa por ler o livro! Me deixou curiosíssima! Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Só o nome do livro e a capa já me chama atenção por eu ser bem romântica também, e com essa resenha, a vontade de ler aumentou. Eu sou uma das pessoas que se identificam com a história, vi muita coisa aí que se parece com o que passo/passei e tal... E acho que isso faz com que o meu interesse pelo livro aumente mais ainda!
    Achei legal o jeito que você passou os sentimentos que teve ao fazer a resenha.
    Quero muuuito ler esse livro! *-*

    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou muito boa, acho que deu para sentir exatamente o clima do livro. E tenho certeza que muitas pessoas deverão amar o livro, mas, como sou uma pessoa que gosta mais de um tipo de literatura mais "fantasiosa", menos realista, acho que colocarei o livro na lista de espera por enquanto. Mas acho muito legal que o mercado editorial brasileiro finalmente esteja dando valor aos nossos talentos nacionais. =] Desejo tudo de bom pra autora, muito sucesso, porque ela parece merecer. =]

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ler os agradecimentos e tudo mais que tem no livro, tudo mesmo. Já até me suaram por isso. rs Mas não estou nem aí, vou continuar lendo, porque eu gosto.
    Ah, eu estou ''louca por você'' livrinho [trocadilho rs]. Eu quero muito ler. Quando eu entrei no site da editora e vi essa capa, corri pra ver a sinopse e também me encantei. Nossa, deve ser bom. Ai, ai.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  5. A-D-O-R-E-I essa capa. *O*
    Sério, que coisa mais fofa. Acabei de colocar na Wishlist, eu NECESSITO desse livro. kkk
    Sério, me atraiu bastante a história, e eu ando com vontade de ler alguma coisa mais 'brasileirinha'.

    Beijos
    Cah
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é a coisa mais fofa do mundo!! E se até os agradecimentos são legais, não posso imaginar algo além de um livro ótimo né?
    Também sou super romântica, mas se tem algo que acho muito idiota que as protagonistas têm feito cada vez mais é essa falta de amor próprio, como você disse, de deixar a felicidade de si própria por causa de outra pessoa... Eu jamais faria, acho!
    De qualquer forma, parece ser uma leitura muito legal e eu adoraria que a Fernanda viesse para São Paulo! haha
    E adorei a resenha ;)
    Bjs,
    Isa ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  7. Como você disse, "os personagens são bem construidos". A história pode até ser um romance meio clichê, mas com boas personalidades, a trama fica muito boa.
    Parece um livro muito bom. Fiquei impressionado em ver como os romances nacionais estão sendo lançados aos montes!
    ótima resenha! xD

    grande abraço!

    Pedro Almada
    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não cheguei a conhecer o livro, mas pelo que você relata, mesmo com toda essa ideia de romantismo incorrigível e amores antigos (temas que nem sempre eu me interesso tanto, mas quando bem elaborados são até prazerosos de se ler), é que a história não parece necessariamente um ideal de amor perfeito, e tem até uma certa relação com os relacionamentos reais. Um casal que não deu certo, se separou, cada um tomou um rumo, mas ainda sim se reencontram e isso gera até um livro (rs).

    Gostei, até me interessei por ele ;)
    Um abraço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O livro me fisgou pela capa!
    Sou fascinada por capas de livros!
    A temática parece sem bem mimosa, ^^
    Ideal para uma tarde com café!
    bjs
    @c_delivros

    ResponderExcluir
  10. Cara, logo que vi imaginei outro rumo da história.
    Amei a capa, tão leve, tão românctica, tão sonhadora.

    Mas eu curti a resenha, fiquei curiosa pois tem pontos de vista de outro personagem, isso é bom!

    E por incrível que pareça, o carinha idiota smepre chama mais atenção do que o fofo. é impressionante.

    Beijinhoos
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha!!! Muito obrigada pelo carinho, meninas!!!! Amei conhecer todas vocês!!! E estou adorando os comentários aqui no Blog!!!! =D Aguardem a continuação... Beijossssss

    ResponderExcluir
  12. eu vi a capa e fiquei super interessada, agora ainda mais com sua resenha!!!!
    e bom saber que terá continuação, eu amo continuações!!
    bjos

    jakinhaandrade@oi.com.br
    @Mybooklit
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar da autora, mas eu curiosa como sou agora quer conhecer o livro de perto =]

    Miquilis:
    Bruna Costenaro
    bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro um livro romântico, e como você também amo ler os agradecimentos, mas principalmente quando é de um autor brasileiro.

    Gostei da sinopse, mas fico com o coração apertado (e curiosa também) se o livro vai ter final feliz (me parece que sim, mas... hehehehehe).

    Só que estou em uma 'fase' mais 'romance policial' no momento, então vou esperar um pouco antes de pensar em comprar. =x

    Ah, e adorei a resenha, me deixou curiosa quanto ao livro. =p

    Beijos
    @lillie_to

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei a resenha!
    Primeira resenha que li do livro, e confesso que me deixou com vontade de ler, e de comprar ele, hehehe. :D

    Segue contato: @duda_henker
    duda_henker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. geeeente eu amei a capa demais, o livro parece ser muito incrivel, quero logo pra mim esse

    ResponderExcluir
  17. Owwwwwwwwwwwww gente ela agradeceu ao namorado *-*
    Que lindooo!!!!Gente ela deve ser daquelas super hiper mega romanticas!!Eu também me encantei com a resenha e com a capa \000/ amei amei amei!!!!

    Beijos

    Ps: Promo *-* juju_fmendonca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha desse livro e a capa dele ficou tão fofinha.
    Quero mt ler.

    Bjok

    @Raquelquelsinha

    ResponderExcluir
  19. A capa é LINDA! os escritores brasileiros estão aparecendo cada vez mais, é bom descobrir tantos talentos no nosso país. Não se pode dar valor somente as coisas que vem de fora. Estou louca pra ler esse livro, a resenha me conquistou. kkk *-*

    @ourtswift

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser legal, quando puder vou ler. *-*'

    ResponderExcluir
  21. OMG! Santo Cristo, que resenhona! Demorei... o quê? 10 minutos. Na verdade, nem sei, uma vez que fluiu de um jeito que, quando vi, percebi que estava no final - sem as casinhas...
    Meu Deus, como esse livro é perfeito! A capa é tão linda e é brasileiro!
    Confesso que não apreciava a literatura brasileira antes, mas agora vejo como está crescendo e tomando seu lugar!
    Lindo, Lindo!
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  22. Aaaown,estou louquinha pra ler!
    leehdelacourt@ymail.com

    ResponderExcluir
  23. Que resenha perfeita!
    Além da capa mais fofosa e kawaii do universo, com esse review fica irresistivel não ler!
    Quero muito!!!

    shiroisatie@ymail.com

    ResponderExcluir
  24. Parece ser um romance tão fofo e harmonioso!
    Resenha perfeita, amei!

    Preciso dizer que estou morrendo de vontade de lar o livro?!
    potterdolores@ymail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu le esse livro e odiei o Vitor também >.< ,mas a historia é muito fofa =3

    133nathalia@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ahh sei muito bem como é isso de voce ficar dando conselhos e a pessoa não ti escutar ¬¬ ai ai vida. Adorei a resenha e concerteza eu vou ler ele *_* obrigada!!

    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  27. Ah, curti bastante esse livro. A capa é fofa. Muito boa sua resenha.
    Só não sou tão apaixonada por livros românticos demais. rs
    Não conhecia a autora.

    Beeijo =*

    @sheyllamorgan

    ResponderExcluir
  28. Ah que capa mais fofa! Eu não conhecia esse livro e achei bem interessante. Agora eu quero!

    Bjss

    @tclauper

    ResponderExcluir
  29. do jeito que vc falou dos personagens e da historia, fui lembrando cada vez mais de Meg cabot (?!)

    @dpaulaingrid

    ResponderExcluir
  30. Essa autora já ouvi falar dela, e do livro também,agora que li a resenha fiquei com mais vontade de ler.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    seguidora: patryciaangra

    ResponderExcluir
  31. Quero muito ler esse livro, sou louca pelos autores brazucas, e amei a capa, a sinopse e sua resenha!
    Deve ser um pouco irritante, tmb detesto quando as personagens são... assim, molengas :P
    Mas vou ler sim!

    Parabéns querida!
    Beijão^^
    @thatybre

    ResponderExcluir
  32. Ai, tô loooouca por esse livro, desde que vi ele no blog da Tathy (blog "Eu sou assim") *-* E se você amou até os agradecimentos, o livro deve ser muito fofo mesmo, né? haha. E como eu adoro livros de autoras brasileiras... :D
    Beijo!

    @isabelaminati

    ResponderExcluir
  33. Caraca, adorei a resenha <3 Confesso que pelo título pensei que era o do Federico Moccia o.o

    @_patriciacamarg

    ResponderExcluir
  34. Tinha me interessado por esse livro desde que vi a capa e li a sinopse. A capa é muito bonita e dá a ideia de que a história contada no livro é muito romântica.
    Primeiramente, parabéns pela sua resenha, que estava completa e maravilhosa como sempre! *-*
    É muito legal que a autora seja do mesmo lugar que você e que isso tenha te dado a chance de conhecê-la e de ir ao lançamento desse livro.
    Fiquei com vontade de ler o livro, primeiro por que a Renata parece ser uma personagem muito divertida e é ótimo quando nós vemos a personagem como se fosse uma amiga. Segundo por que adoro um bom romance.
    Pelo que você escreveu sobre o Vitor, sinto que também não vou gostar muito dele e vou acabar ficando com raiva da Renata se ela perdoá-lo por qualquer coisa facilmente. Se bem que esse tipo de atitude faz jus ao título do livro.
    Uma coisa que me deixa feliz a cada resenha de livro nacional que leio é ver como a Literatura Nacional tem crescido nos últimos tempos. É bom saber que cada dia que passa temos mais opções de livros bons para ler, que foram escritos por escritores brasileiros.

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  35. Confesse que já tinha visto essa capa e me apaixonado, mas nunca tinha realmente lido uma resenha do livro...
    Nossa, parece ser um chick lit daqueles perfeitos que te fazem suspirar, rir, chorar...
    Meu Deus, mais um para a listinha de URGENTES!!!rsrsrs
    Assim eu vou literalmente falir...rsrsrs
    Bjs.
    yara.pradomig@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. AI CREDO
    nao gostei deste livro e olha eu tenho um namorado chamado Rodrigo, e fiz tres anos com ele agora 5 de março, e tipo eu não gosto de alguns romances poq eu comparo o casal do livro comigo e com o roh é impossivel nao fazer isso ai se da algo errado com eles eu nao gosto do livro!
    e este tenho certeza de que nao irei gostar
    a capa tbm é sem graça
    enfim
    é isso
    abraços

    ResponderExcluir