In Our Living Room - Paula Pimenta



Hoje temos uma entrevistada muito especial aqui no House. 

Ela é jovem, bonita, talentosa e já vendeu mais de 50 mil livros no Brasil.

Estou falando da escritora mineira Paula Pimenta, a autora da série Best-Seller 'Fazendo Meu filme', que acaba de lançar seu mais novo trabalho, o livro 'Minha Vida Fora de Série'.

Para quem ainda não leu a resenha de Fazendo meu Filme 1 - A estreia de Fani aqui no House of Chick leia clicando AQUI!

"Desde criança apresentou aptidão para a escrita e por esse motivo prestou vestibular para Jornalismo, embora tenha transferido para Publicidade, após dois anos, curso no qual se formou na PUC Minas. Como publicitária, trabalhou na Rede Minas, como produtora do programa Brasil das Gerais e como assessora de marketing no Minascentro. Estudou também Música na UEMG, deu aulas de violão e técnica vocal por vários anos e é compositora." (trecho retirado do site: www.paulapimenta.com)

Como todas somos muito fãs da Paula, nos empolgamos com as perguntas - fazer o quê, né? Não pudemos evitar! Mesmo assim, como faz parte de seu perfil carismático e atencioso, ela teve a gentileza de, não só responder cada uma delas, como também de fazê-lo com rapidez e esmero.

Para quem quiser entrar em contato com a autora:

@paulapimenta (Twitter)
www.facebook.com/paulapimenta (Perfil no Facebook)


Obrigada Paula mais uma vez por nos ceder essa entrevista e por ser sempre tão fofa e atenciosa com todos os fãs!

Abaixo, segue a entrevista que eu tenho certeza que vocês vão curtir tanto quanto nós a curtimos! :)



1- Você possui algum ritual para escrever? O que faz quando sofre um bloqueio criativo?

Tenho que estar sozinha e em um lugar calmo. E geralmente coloco músicas que tenham a ver com a história e a personagem, para que eu possa entrar no “clima” do livro, isso me ajuda inclusive quando falta inspiração. Outra coisa boa para “desbloquear” é reler todas as páginas que já escrevi antes. Quando eu entro na atmosfera do livro sempre tenho vontade de dar continuidade ao que já foi escrito.

2- Quanto tempo lhe é concedido até o prazo final de entrega de um livro?

Não tem um prazo certo. Geralmente tenho que entregar o livro pelo menos dois meses antes do lançamento. Como eu escrevo livros em série, quando finalizo um eu já deveria começar o outro. Mas como sempre tem a divulgação desse novo livro, acabo só começando a escrever vários meses depois, pois enquanto estou escrevendo preciso de concentração total, e aí o prazo acaba ficando meio apertado. Tenho escrito cada livro em dois, três meses.

3- Tem pretensão de escrever futuramente livros mais YA do que Teen?

Eu adoro escrever livros teen, mas eu acho (até pelo que vejo de outras escritoras) que os livros vão amadurecendo com a gente. Tenho sentido vontade de escrever livros com protagonistas um pouco mais adultas. Mas acho que vou apenas diversificar, não quero parar com os livros adolescentes, pois eu mesma adoro ler livros desse estilo.

4- Até agora, quantos exemplares -de cada volume- da série Fazendo Meu filme foram vendidos, e qual foi a sensação quando você percebeu que todos os livros da série, não apenas o primeiro, conquistaram excelentes números no mercado literário?

Eu não tenho esses dados de quantos de cada volume foram vendidos, pois isso muda o tempo todo. Mas eu sei que FMF 1 já está na 7ª edição, FMF 2 na 5ª e FMF 3 na 3ª. Ao todo, a série já vendeu por volta de 50 mil exemplares.
A cada novo livro fico com muita expectativa para saber se os leitores gostarão tanto quanto dos anteriores. E quando isso se confirma é uma alegria sem fim! Eu amo o contato com os leitores, é a parte mais gratificante da profissão do escritor! A sensação de saber que alguém leu e se empolgou com uma história que eu criei é indescritível! Até hoje me emociono com as declarações de carinho e com os elogios!

5- Sabemos que você gosta de um bom Chick-Lit. Se você vivesse dentro de um deles, qual cena você gostaria de protagonizar?

Pode ser de um dos meus? Hahaha! Eu adoraria ter vivido a cena da festa junina da Priscila e do Rodrigo (em Minha vida fora de série).

6- Em relação aos trechos que iniciam cada capítulo, como a escolha é feita? Eles são selecionados previamente ou somente após o término do livro (ou capítulo)? E como você consegue todos eles?

Eu escolho somente depois que o livro está terminado. Porque quando pego um trecho de filme eu gosto de ter uma noção geral, para colocá-lo no capítulo mais adequado possível. Eu faço muita pesquisa pra conseguir encontrar esses trechinhos. Eu tenho uma grande coleção de filmes e seriados, então dou uma boa olhada nos meus próprios DVDS, mas também pesquiso muito na internet. Eu também faço uma lista dos filmes que amo (e que ainda não entraram em nenhum dos livros anteriores) e vou atrás de citações deles, anoto todas as melhores e vou olhando se alguma combina com algum capítulo.

7- Dentre todos os personagens, de todos os livros, qual é aquele com quem você se identifica mais e qual é seu preferido?

Isso é tão difícil... É como ter que escolher qual dos filhos é o preferido! Eu me identifico mais com a Fani. Ela é bem parecida comigo na introspecção, na “choradeira sem fim”, no fato de ser muito sonhadora... Mas eu também me identifico com a Priscila, por sua paixão pelos animais. E eu também adoro os meninos - o Leo e o Rodrigo (sou quase tão ciumenta quanto o Leo e certamente tão romântica quanto o Rodrigo). Eu não consigo escolher um personagem só, amo todos eles.

8- Já sabemos quais atores você vê como os personagens de Fazendo Meu Filme. E os de Minha Vida Fora de Série?

A Priscila pra mim é a Lilly Collins e o Rodrigo é o Steve R. McQueen (mas quando ele era mais novinho e fazia Everwood). Eu coloquei no blog do livro uma foto dos dois, exatamente como eu os imagino e também fiz um booktrailer com cenas desses dois atores, não deixem de ver: http://mvforadeserie.blogspot.com/2011/08/teaser.html

9- Todos nós estamos aguardando ansiosamente pelo último livro (será o último mesmo?). O que podemos esperar de Fazendo Meu Filme 4? Já começou a escrevê-lo?

Eu ainda não terminei de escrever, então não posso afirmar com certeza que será o último, mas tudo indica que sim. Eu já escrevi o final. Apenas se o “recheio” crescer demais (como aconteceu com FMF 3) é que existe a possibilidade de parti-lo em dois livros. Mas acho que esse será o último, sim. Estou querendo deixar a Fani seguir a vida dela sozinha agora e me dedicar a outros projetos. Mas confesso que ainda não estou preparada pra me despedir dela, isso está me deixando um pouco triste. Nesse último livro vamos acompanhar outra fase da Fani, agora no começo da vida adulta. E, claro, também saberemos como anda o Leo e os outros personagens da história…

10 - Adoraríamos ver o Leo narrando, seria maravilhoso absorvermos os acontecimentos sob sua perspectiva também. Existe alguma possibilidade disso ocorrer?

Não posso falar muito sobre isso, pois não quero soltar spoiler nenhum antes da hora, mas, sim, existe a possibilidade disso acontecer em algum momento...

11- Em quem você encontrou a inspiração para criar os personagens masculinos presentes nos livros?

Acho que o único que foi realmente inspirado em alguém foi o Leo, que é um pouco parecido com o meu melhor amigo de adolescência. Os outros eu até peguei algumas características de algumas pessoas, mas fiz uma espécie de “mix”, misturando realidade e imaginação, mas aos poucos eles foram desenvolvendo personalidade própria.

12- Com o fim de Fazendo Meu Filme se aproximando, quais serão os projetos envolvendo a série?

Fazendo meu filme 4 vai ser lançado em março e eu também estou na expectativa de conseguir levar a série para o cinema. Algumas produtoras estão interessadas, estou torcendo para dar certo.

13 - Quanto à Minha Vida Fora de Série, quantos livros serão? Quando o próximo será lançado? A história já está toda montada?

Inicialmente será uma série de quatro livros, mas pode ser que aumente um pouco. O próximo será lançado provavelmente em agosto de 2012. Eu já imaginei o que quero escrever nesses quatro livros, mas geralmente, enquanto escrevo, tenho ainda mais ideias e até modifico algumas coisas... Então enquanto não termino de escrever não posso dizer que já sei como a história vai acabar.

Ping-Pong:

Um livro inesquecível: Griffin & Sabine (Nick Bantock)
Um autor (a) preferido: Meg Cabot
Uma série: De TV ou literária? De TV: My so called life. Literária: O diário da princesa
Um filme: Só um???? Pode ser: “De repente 30”. Mas ele é apenas um do meu “top 20” de filmes preferidos! :)


Na Bienal do Rio de Janeiro, nós do House of Chick encontramos com a autora no lançamento do seu novo livro "Minha vida fora de série", e ela mandou um beijo para vocês, os leitores do House of Chick! Confiram abaixo!



Comente com o Facebook:

43 comentários:

  1. Nossa Meninas! AMEI a entrevista.. sério mesmo!
    A Paula é uma fofa!
    E sim, vocês se empolgaram nas perguntas mesmo! hahaha
    Eu, por enquanto, só li Fazendo Meu Filme 1 e AMEI! Estou super ansiosa para ler os próximos, e Minha Vida Fora de Série também...
    A foto de vocês ficou LINDÉEEERRIMA!
    Amei MUITO a entrevista!
    Um beijo meninas!
    Sucesso.
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AAAH adorei! sério. Faz tipo MUITO tempo que eu quero ler Fazendo Meu Filme e a capa de Minha Vida fora de Série é muiito linda, me deixou morrendo de vontade de ler tbm. A entrevista tá ótima!
    Sucesso pra ela :)

    ResponderExcluir
  3. A paula é uma fofa, super simpática e linda. Sou apaixonada pelos livros dela e pela pessoa dela, um amor.
    Adorei a entrevista!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muito falar nela, mas nunca li um livro. Fiquei ainda mais curiosa depois de ler essa entrevista que vocês fizeram com ela, acho importante conhecer escritoras e escritores que estão presentes no dia-a-dia (respondem mensagens, fazem contato, etc).

    Adorei ;)
    Uma abraço!

    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Por isso que ela é uma escritora tão fantastica. Essa entrevista só faz perceber que a Paula é bem simpatica. Lí o primeiro livro FMF e adorei! Espero ler os outros em breve ;D

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista! *-* Ela é tão simpática, respondeu as perguntas de um jeito tão legal. Eu quero muuuuuuuito ler Fazendo Meu Filme, sempre me falam e eu leio bem sobre essa série.
    Parabéns pela entrevista!
    Beijos
    @SecretsofBook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não le a serie e nem ia, mas um livro que pode virar filme, não pode ser ruim, acho que vou dar uma espiada nas resenhas e quem sabe?!

    ResponderExcluir
  8. Adoreei a entrevista! A Paula é super fofa e carismática, e os livros dela devem ser ótimos assim também!

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista, ela parece ser um amor de pessoa *---*

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu já tinha ouvido falar da autora e dos livros dela, mas, sei lá porque, nunca tinha corrido atrás de alguma resenha ou sinopse dos livros.

    Gostei bastante da entrevista, mostrou aspectos que me identifiquei com a autora, muitos aliás, e ela me pareceu realmente muito atenciosa e fofa. E amei que ela tenha a Meg Cabot como autora preferida, não só porque também é minha autora preferida, mas também porque é difícil ver por aí algum autor que declare isso. Agora fiquei até interessada em ler um livro dela. =D

    Parabéns, meninas! O sucesso do blog só aumenta a cada dia.

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da entrevista!
    Ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta, mas só pelas respostas dela da para perceber que ela é muito simpática!
    Todo mundo fala muito bem dos livros dela e eu morro de vontade de ler a série Fazendo meu Filme e a nova série que ela está lançando agora! Os livros dela tem capas maravilhosas e eu tenho certeza de que vou gostar das histórias!
    Muito legal saber do amor que ela tem pelos filmes e que a Meg Cabot é a autora favorita dela!

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  12. Muito bom a divulgação de novos escritores.

    ResponderExcluir
  13. Heeey girls, que foto mais tilinda *--*
    Ouço muito falar da Paula Pimenta, e mesmo que eu ame livros (e comprá-los), só me arrisco no Submarino e na Saraiva, e confesso que até hoje não paguei mais de 25,00 reais em um livro.
    Quem sabe na Bienal do ano que vem as economias estejam gordinhas*___*

    Adoreei a entrevista, fofa demais (entrevistadora e entrevistada)!

    Beijão,
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  14. Oie! Adorei o post, porque adoro a Paula hihi! Eu vi ela em Curitiba, pude perguntar e falar com ela também, ela é uma SUPER fofa! Adoro ela e seus livros.

    Bjss
    Nati

    http://meninadelivro.blogspot.com/
    @natibianchin
    meninadelivro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. amei a entrevista, sou louca para ler os livros da Paula.
    Bjos

    jakinhaandrade@oi.com.br
    @Mybooklit
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar muito dos livros da Paula, mas nunca li nenhum...mas quem sabe se aparecer uma promoção eu compre algum rs?

    Miquilis:
    Bruna Costenaro
    bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ah, que fofura. Adorei a entrevista.

    Sempre fico admirada com autores que conseguem publicar e ter sucesso com os livros aqui no Brasil.

    Não li, ainda, nenhum livro dela, mas eu sempre fico curiosa quando vejo o livro dela.

    Beijos o/
    @lillie_to

    ResponderExcluir
  18. Realmente, Paula Pimenta é muito carismática, uma fofa! Ler a entrevista só me fez querer mais e mais comprar os livros dela, *-*

    Como estou participando da promo, meu contato é: duda_henker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii

    Gente ela parece ser super fofo e legal!!!Queria muito conhecer ela *-*
    Amei a entrevista perguntas bem estruturadas e resposta interessantes.

    Beijos

    ps: Participando da promo *-* juju_fmendonca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a entrevista, a paula parece ser muito querida

    @laridaiana

    ResponderExcluir
  21. Amei conhecer um pouquinho mais da Paula Pimenta, ela é uma fofa e excelente autora.

    Bjok

    @Raquelquelsinha

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha deixado um cometário aqui.. só passando pra deixar meu contato. kkk
    @ourtswift
    ingrid_cricri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei a entrevista !
    Sou super louca para ler os livros da Paula, mais infelizmente não conseguir ainda.

    Beiijo
    @Angel_Noite

    ResponderExcluir
  24. Bem como já havia comentado antes, então só deixando meu contato ;)

    @dpaulaingrid

    ResponderExcluir
  25. Que promoção incrivel! *o*
    Quero muiito ganhar!

    leehdelacourt@ymail.com

    ResponderExcluir
  26. Amodorei a entrevista!
    Kissus kissus

    shiroisatie@ymail.com

    ResponderExcluir
  27. I need this!

    potterdolores@ymail.com

    ResponderExcluir
  28. Paula Pimenta é excepcional! Estou até agora com gostinho de quero mais ( e sei que tenho uma longa jornada pela frente, já que FMF4 será lançado em março/2012). Li FMF1/2/3 em exatos três dias e fiquei tão entusiasmada que divulguei e tenho fila de amigos esperando para ler meus livros.
    Descrever a série em uma palavra: PERFEITA!
    Fiquei super feliz quando li que a Paula Pimenta considera a Meg Cabot como uma inspiração, já que passei minha adolescencia inteira torcendo pelo romance de Mia Thermopolis e Michael Moscovitz (sério O Diário da Princesa). Hoje me vejo enlouquecida pelo romance da Fani e do Leo. rs
    Estou na torcida para que FMF não somente vire filme, como também lance nossa querida autora Paula Pimenta internacionalmente. Quero que o mundo tenha a oportunidade de ler a obra de uma autora fantástica!

    ResponderExcluir
  29. Quero participa da promo relâmpago, mas já tinha feito um comentario antes... só vou deixar o e-mail.

    133nathalia@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Ahh que fofa *_* eu adoro ver os atores que os autores escolhem pros seus personagens *---* rsrs
    Adorei a entrevista =P

    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  31. Mais uma entrevista com uma autora super fofa!
    OS livros da Paula são lindos! Quero muito ler eles.
    Ela é muito talentosa e tem uma ótima imaginação pra escrever livros tão legais e num período tão curto de tempo.

    Super Chick's vocês meninas!! rs

    Beeijo =*

    @sheyllamorgan

    ResponderExcluir
  32. Adorei! A Paula é uma fofa e seus livros são incríveis!
    lara@charmsbooks.com

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da entrevista.Eu AMO a Paula Pimenta e adorei saber um pouquinho mais dela e de sua escrita!
    Adorei
    gabik_r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Nossa a Paula parece ser muito simpática. Ainda não li nenhum dos livros dela mas agora me bateu uma vontade! Eu também adoro o filme De repente 30! rsrs
    Amei a entrevista ;)

    Bjss

    @tclauper

    ResponderExcluir
  35. Adoro conhecer novos escritores, e com entrevistas como essa, é muito mais fácil ver o que ela tenta transmitir nos livros! Adorei

    priscilinhatoledo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Amo demais esses 'posts completos' ainda mais se tratando de escritores nacionais, estou louca por esse livro da Paula pois já ouvi falar muito bem nele! Parabéns pela resenha meninas ;)
    Beijinhos!

    nina.rock16@gmail.com
    Nome de seguidora: Kate

    ResponderExcluir
  37. Ela é tão simpática :) eu nunca conseguir ler os livros dela e já faz tanto tempo que quero, mas agora eu vou fazer prioridade

    nicolesalomao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Adorei conhecer um pouco mais dessa escritora que eu ainda não conhecia. Ótima entrevista.

    Leiturasdapaty@gmail.com
    Seguidora: patryciaangra

    ResponderExcluir
  39. Gostei super da estrevista, já tinha lido alguns mangás onde as editoras tem meio que uma noia com a entrega dos capitulos do livro, legal saber que não é bem assim, que se pode ter mais espaço pra fazer as entregas. Excelente entrevista.
    shiroisatie@ymail.com
    Seguidora: Shiroi Satie

    ResponderExcluir
  40. Ai, a Paula é super fofa, né? *-* Adorei a entrevista! Até agora eu só li FMF1 dela, mas tô loooooouca pra ler o FMF2! E TOMARA, TOMARA, TOMARA que Fazendo meu Filme vá para os cinemas! *-* Pensa como ia combinar mais ainda? A Fani é doida por filmes! :D
    Beijo!

    @isabelaminati

    ResponderExcluir
  41. Gente, a Paula é um amor, não é? A Isa falou aqui em cima de um filme, JÁ PENSOU NA IRONIA DO DESTINO? Globo, por favor, vá ler livros YAs nacionais!

    @_patriciacamarg

    ResponderExcluir
  42. Eu ainda não li nenhum dos livros dela... (Mas estão na lista, claro...)
    E, que fofa que ela é... Nossa, ela respondeu com bastante carinho, né? Isso é visível...
    Ah, que linda a entrevista...
    Bjs.
    yara.pradomig@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. 0Ah que fofo :3
    tenho certeza que adoraria o livro :p
    Nossa eu nunca fui numa bienal!
    voltando ao livro e a entrevista, estao otimoss, o livro com certeza ainda terei aqui comigo nem que seja emprestado, a entrevista muito boa, adorei a autora, gosto de ler entrevistas porq fico sabendo mais sobre o autor é muito bom
    adorei o post
    abraços

    ResponderExcluir