L.A. Candy – Lauren Conrad



Em L.A. Candy conhecemos um pouco mais da vida pré e pós reality show da protagonista Jane Roberts, uma menina comum que se muda para Los Angeles com sua melhor amiga para sair um pouco de sua rotina e crescer na vida, deixando de lado a segurança que seus pais sempre passaram para ela.
Agora em uma grande cidade, Jane precisa ter mais responsabilidades enquanto trabalha em um estágio com uma famosa e renomada promotora de eventos, já que largou a vontade de ir para a faculdade para atuar nessa área, que é o que ela realmente queria.
Sua melhor amiga, Scarlett, divide não só o apartamento como também muitas confusões com Jane, até que ambas são surpreendidas em uma boate por um produtor que as convida para participarem de L.A. Candy, um novo e incrível reality show que ele tem certeza de que vai estourar e se tornar um grande vencedor de audiência, já que está convencido de que Scarlett e, principalmente, Jane são perfeitas para serem as protagonistas.
Relutantes, elas guardam seu cartão mas preferem não aceitar o convite prontamente para antes refletirem se valerá ou não a pena, já que suas vidas mudarão bruscamente.
Depois acabam aceitando o convite e vão fazer testes, que resultam em suas contratações. Passando a viver sob as lentes das câmeras por várias horas por dia, enquanto vão tentando conciliar suas vidas com trabalho, estudo [Scar faz faculdade] e diversão, elas também precisam dividir os holofotes com outras duas meninas, Madison e Gaby, e virar amigas delas, além de ter seus horários e locais que frequentam definidos pelo programa.
A fama rapidamente é alcançada e elas logo passam a conhecer novas pessoas, ótimas oportunidades vão surgindo, começam a ganhar presentes [inclusive roupas] e convites para festas em boates exclusivas.
Mas nem tudo pode ser ótimo nessa vida se com a fama a inveja vem junto, e alguns amigos podem não ser exatamente aquilo que elas pensam que são, já que não sabemos até onde uma pessoa pode ir para conseguir seus próprios 15 minutos de estrelato.
Confesso que esperava mais do livro. Não que seja ruim, mas também não acho que tenha sido “o” livro. Lauren Conrad é ex-participante de dois reality shows chamados Laguna Beach [onde fez sua estreia] e The Hills, ambos foram transmitidos no Brasil pelo canal Multishow. Esses não são reality shows do estilo BBB, a proposta deles é acompanhar jovens em sua vida real, o que eles fazem, como vivem, mas nada de confinamentos ou qualquer coisa do tipo.
Portanto, para compor L.A. Candy, Lauren Conrad utilizou suas experiências para transmití-las ao papel. E preciso admitir que fiquei tentando comparar o livro com o programa, pois mesmo não sendo iguais foram o que serviram de inspiração.
A narrativa é leve e não tem nada extraordinário acontecendo em momento algum, inclusive para mim tudo não passou de um relato sobre as experiências, só que melhoradas, de Lauren. Deu para percebermos, mais uma vez, como a mídia manipula os acontecimentos para ficarem bons na televisão, inventando situações, ou apenas fazendo com que tudo pareça diferente do que realmente é, o que nos ajuda a entender ainda mais como funciona o behind the scenes dos programas televisivos.
Não torci muito por nenhum dos casais que apareceram – e quem acompanha minhas resenhas sabe o quanto eu adoro casais! – pois nenhum dos garotos que apareceram na vida de Jane me despertaram algo mais, eles poderiam ter sido apenas amigos que surgiram para complementar – ou não – a história, e não é isso que me desperta o desejo de torcer por um casal.
Os capítulos são alternados na maioria das vezes entre Jane e Scar, mas em alguns podemos ter a visão de outros personagens, o que acaba ajudando na hora de entender melhor a história.
Frustrante é a palavra que mais definiu o final do livro para mim. Geralmente eu gosto quando o fim nos deixa com um gostinho de “quero mais” para a sequência da série, pois é isso que nos instiga a continuar. Mas dessa vez o único sentimento que eu tive foi decepção. A história realmente acabou do nada, deixando um gancho que poderia facilmente ter sido resolvido nesse volume. Até porque nada de muito instigante aconteceu no livro inteiro que nos levasse a esse final, então pareceu que ele foi colocado ali só isso mesmo: continuarem a ler a série.
Achei super legal que a Galera resolveu manter a capa original que é muito fofa e eu simplesmente adoro! O rosa de dentro também é super lindo, adorei! A diagramação não tem nada demais, mas fico feliz por ter sido páginas amarelas e que a fonte seja de um tamanho normal e agradável para a leitura. A única coisa que achei desnecessária nessa versão brasileira foi a foto da Lauren enorme ocupando a contra-capa inteira.
Dei três casinhas para L.A. Candy porque eu gosto do estilo do livro, apesar desse ter sido “morno”, e a narrativa de Lauren fluiu bem, é uma leitura gostosa e descompromissada. Então se você busca algo “água com açúcar” onde nada muito diferente acontece, esse é um livro super recomendado. Mas se você busca algo que faça seu coração acelerar, ou torcer para um casal fofo terminar junto, ou até uma história que te faça refletir, então esse não é um livro para você.

 Avaliação



Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Sinceramente, não fiquei com muita vontade ler. Não apenas por sua avaliação, mas por se tratar de um livro onde a história se baseia em um reality show... Bem, isso já me desanimou bastante.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez já não gostei muito dele. Talvez se ele tivesse sido lançado há uns 10 anos atrás, quando eu era mais inocente sobre esse "behind the scenes" dos programas de tv, talvez ele fosse me interessar mais. Hoje em dia esse tema parece bem banal. =/

    Acho que a única coisa que me atraiu foi a capa, que é muito fofa mesmo. Mas gostei de ler essa resenha, pois demonstrou pra mim que vocês não escrevem resenhas só elogiando os livros que recebem de parceiros, e isso dá mais credibilidade ao blog. =]

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  3. Poxa, é uma pena que o livro não tenha te agradado tanto.
    Não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, mas estava com vontade de ler pelo o que eu tinha visto na sinopse. Claro que ainda vou fazer isso, pois fiquei interessada pelo tema e vou tirar minhas próprias conclusões.
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade.

    Obs.: mesmo assim eu adorei essa capa! UHAUSHA...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já não fiquei interessada no livro logo de que vi de primeiro, mas achei o tema reality show bem legal. Vi outras resenhas desse livro, e todos falaram a mesma coisa que você, Tatha: morno. Não é um livro que desejo ler, maaaaaaas: A CAPA É LINDA! =P
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Minha nossa a quanto tempo eu não venho nesse Blog maravilhoso?

    Estou em falta mesmo néh meninas...


    Mas voltei aqui por causa dessa resenha que é super legal... Me interessei muito pelo livro desde quando vi a capa...

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante do livro. Achei o final surpreendente e mal posso esperar pelo próximo *-*

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caraca! Quando vi a capa do livro, eu logo pensei que seria uma história sobre o que ela passou nos realitys "Laguna Beach" e "The Hills". Principalmente porque o nome dela está mais em evidência do que o título. É, eu ainda quero ler, mas não me animarei tanto para comprar! Ótima resenha, é legal ver a sua sinceridade em relação ao livro.
    Parabéns!
    Beijos
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que acho essa capa parecidíssima (ou diria igual?) à capa do livro Pílula do Amor, da Drica Pinotti, portanto, as duas capas são lindas! haha Confesso que compraria os dois pela capa!
    Gostei muito da resenha pois ela foi bem sincera, e eu gosto disso!
    E em relação ao livro, acho que eu iria gostar de lê-lo. Ele me encantou desde a primeira vez que o vi. Mas, o principal motivo pelo qual eu gostaria de lê-lo, seria por poder saber mais dos bastidores da televisão pois foi uma coisa que eu sempre tive curiosidade de saber mais.
    Depois da resenha, fiquei com o pé atrás para ler o livro pelo final ser "frustrante". Acho que, o final, de certa forma, é o que dá um "UP" no livro, portanto, se o final é ruim, acho que isso tira o encanto do livro.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu estava pensando em ler este livro, mas acabo de desistir, se tem uma coisa que não aguento é uma trama morna onde nada de extraordinário acontece.
    Para me divertir eu preciso de uma trama que me prenda do início ao fim.

    Bjs!

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ótima resenha, estou super ansiosa para ler esse livro ou algum dessa autora, todos tem elogiado muito.
    P.s. Adoro a capa.
    Beijos,
    Gabi.

    ResponderExcluir
  11. Quando lançaram esse livro no Brasil eu fiquei bastante interessada, acho que principalmente por causa dessa capa maravilhosa! Se é rosa por dentro o livro deve ser mais bonito ainda!
    Uma coisa interessante é que o nome da autora é muito maior do que o nome do livro, eu não me surpreenderia nem um pouco se algumas pessoas pensassem que L.A. Candy é o nome da autora.
    Me interessei pelo livro também por que achei que o tema reality show é bem diferente, já que nunca li nenhum livro com esse assunto (não que eu me lembre).
    Não sabia que a autora tinha participado de dois reality shows, como não tenho o canal Multishow nunca assisti nenhum desses programas.
    É triste que o livro não tenha atingido sua expectativa. Minha expectativa para L.A. Candy também era muito grande, mas depois de ler sua resenha já sei o que esperar do livro, então acho que não vou me decepcionar tanto.
    Aliás, adorei sua resenha (novidade, né? *__*), pois você sempre é muito verdadeira e diz tudo o que você realmente achou do livro, o que faz com que eu sempre leve em conta sua opinião para decidir se vale a pena ou não comprar determinado livro.
    Voltando ao assunto, acho legal conhecer o que está por trás das câmeras, já que há muitas mentiras entre as coisas que assistimos na TV.
    Mas uma coisa que me desanimou é saber que não tem nenhum casal que merecesse sua torcida. Também adoro um romance e acho que não vou gostar tanto assim do livro se não me identificar com as personagens a ponto de torcer por elas.
    Enfim, parabéns pela sua resenha e obrigada pela sinceridade de sempre!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, estava esperando tanto de L.A. Candy que até aproveitei quando ele estava em promoção. Agora vou passá-lo para trás, pois tenho certeza de que o momento para uma leitura morna chegará.
    Já tive uma experiência de livro sem graça e foi Ninguém Como Você, mas a história me deixou tão angustiada que... sei lá. Só espero que a leitura de L.A. Candy não seja de todo desagradável e espero encontrar algum ponto positivo! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha me interessado em ler, mas ao ver a resenha e me recordei que assisti laguna beach e the hills.
    mas cada um tem uma opinião.

    ResponderExcluir