A Caminho do Verão - Sarah Dessen



Em “A Caminho do Verão” conhecemos Auden, uma menina que ao mesmo tempo em que é uma garota comum, não tem nada de comum; tem problemas com os pais, dificuldade em se socializar com as pessoas, não sabe muito como lidar com seus sentimentos, e que, com o decorrer da história, aprende a lidar com muita coisa que antes não conseguia e começa a vivenciar experiências novas que tinham sido reprimidas de sua infância, como andar de bicicleta. Para isso ela conta com a ajuda de Eli, um garoto bonito, mas misterioso que passou por um trauma recentemente que o transformou em uma pessoa séria, mas que tem um coração imenso.

Mas isso tudo só passa a acontecer quando ela resolve passar o último verão antes de ir para a faculdade com seu pai, sua nova mulher e uma bebê recém-nascida – sua irmãzinha Thisbe – em uma casa com uma saída para a areia da praia em uma cidadezinha do litoral, Colby.

Agora com uma nova rotina, muitas descobertas, amigos novos [na verdade os primeiros] e um carinha intrigante, Auden vai passar um verão diferente de tudo o que já passou, e que vai mudar a sua vida para sempre.

 “A caminho do Verão” não é apenas uma “capinha bonita”, tem conteúdo. Essa não é uma história que trata apenas de amor – como eu pensei que fosse – mas sim de crescimento pessoal, de entender quem você é até mesmo quando tem dúvidas, de ir contra alguns dos princípios passados por sua família a você, pois percebe que eles não representam o que você realmente é, ou como realmente se sente, de mudar algumas coisas em sua maneira de ser pois quer mudar, e isso é realmente difícil de ser feito, de mostrar que todos merecem uma segunda chance. Mas acima de tudo, esse livro fala de encontrar a sua felicidade, não o que faz os outros felizes, mas o que TE faz feliz.

Eu me identifiquei profundamente com algumas maneiras de Auden se comportar, principalmente o fato de ela dormir muito tarde [ou muito cedo, dependendo do ponto de vista hahaha]. É engraçado – mas não de uma forma cômica – ver uma personagem notívaga em um livro, acho inclusive que é a primeira vez que eu me deparo com a situação [isso excluindo livros de vampiros, porque não conta! Hahaha], e acho que isso me fez gostar ainda mais de tudo.

Essa é uma história normal, que poderia ter sido vivenciada por mim ou por você, mas foi vivenciada por Auden em um livro sensacional. Sarah sabe como traduzir palavras em sentimentos e nos transportar para dentro do papel de uma maneira surpreendentemente envolvente. Com certeza essa é uma leitura que ficará guardada na minha memória e no meu coração. Porque uma história para ser realmente boa ela tem que nos fazer sentir algo, e essa definitivamente me fez muito bem.

A autora já é muito famosa por seus ótimos livros, que infelizmente ainda não havia tido a oportunidade de ler antes. Mas até que de um lado isso foi bom, porque começar com esse me fez entender o motivo de amarem tanto o modo Sarah Dessen de escrever: apaixonante. Uma pena que no Brasil apenas dois de seus livros foram traduzidos, tomara que as editoras nacionais mudem isso logo. E claro, parabéns à iD por ter trago para nós esse livro maravilhoso!

Eu separei um quote aqui para vocês, sei que muitos leitores adoram quotes, mas outros não porque podem acabar revelando algo da história e assim acabar com alguma surpresa, mas fiquem tranquilos pois esse não é nada revelador.

“Quem disse que você tem que ser inteligente ou bonita, ou gostar de coisas 
de menina ou de esportes? A vida não deveria se basear em “ou”. 
Somos capazes de mais do que isso, sabe?”

Com uma capa bonita [eu já achava a americana uma gracinha, mas a nacional superou], um enredo legal, personagens muito bem estruturados e um ótimo desenvolvimento, “A caminho do verão” tem tudo para entrar no “top preferidos” de muita gente, assim como entrou para o meu.

A única coisa que acho que poderia ter ficado melhor é o título. Não é ruim e nem nada do tipo, mas também não é impactante.

Ao final do último capítulo a autora colocou um pouco de suas experiências no papel, nos contando como foi o processo de escrita desse livro e algumas de suas vivências, num relato bem descontraído, que eu particularmente adorei. Não sei se Sarah sempre faz isso em seus livros, – já que como disse antes, esse é o primeiro que li – mas me senti mais próxima da autora, o que foi bem legal. E para quem gosta de música [ou apenas é curioso hehe], bem no finalzinho do livro ela colocou uma lista de músicas com suas explicações sobre o motivo de a ajudarem a compor esse maravilhoso livro.

Então se alguém ainda tem dúvidas quanto a ler “A caminho do verão”, acho que deve deixar as dúvidas de lado e dar uma chance a essa sensacional e envolvente narrativa.

 Avaliação



Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Yeah 5 casinhas!!
    Eu só li um Sarah e gostei demais, ela escreve tão 'sobre a vida do jovem' gostei pq ela aborda varios assuntos e escreve mt abertamente!
    Virou top? que bom!
    Sobre a capa, eu gosto da americana pq aparece um casal e sim, acho q nome não é mt legal...
    Ah eu amo musica, tenho certeza que gostaria de saber a trilha sonora que inspirou o livro!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Nossa amei a resenha, deve ser um livro espetacular!!!Amo história que faça agente parar pra pensar um pouco sobre estas regras que são impostas,sem saber se queremos ou não fazer. E a Sara escreveu de uma maneira apaixonante, deixando a narrativa envolvente.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que legal Tatha!
    Vc me deixou doida para ler o livro!
    Quando comecei a ler a resenha, pensei justamente o que vc falou... que seria apenas mais um livro com uma capa bonita. Mas, parece perfeito!
    Vou ir olhar lá no Skoob. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Eu adoro esse livro, os personagens e a escrita da Sarah Dessen. Também não li outros livros da Sarah, mas tenho muita vontade de ler.
    A capa brasileira ficou muito bonita, mas eu ainda prefiro a americana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei !Eu cheguei a ver esse livro numa livraria mas na hora não me interessei muito ,por isso acho importante ler as resenhas.Agora com certeza quero comprar ele , a historia me pareceu mais interessante e a capa é linda !
    Beijos
    Thaila

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sua resenha, é bom poder ler algo fora daquele sobrenatural de costume, ver a realidade as vezes nos ajuda a refletir mais ainda

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. Achei bastante interessante a resenha e o assunto abordado no livro..assunto do cotidiano de muitas pessoas, irei pesquisar sobre esta autora.
    a sua resenha está demais.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Com certeza é um livro que quero ler, sua resenha ficou muito boa e atiçou a minha curiosidade.

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog -
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa, parabéns!
    Sobre o livro, já estou com vontade de ler, pelo o que você diz é um livro mais "adulto" no sentido de não ser uma história sobrenatural e sim mais normal e humana onde o que importa é o crescimento pessoal da personagem e não quantos vampiros moram no bairro dela.
    Mesmo sendo "errado", não julgar a capa é difícil principalmente quando ela é horrorosa ou maravilhosa e esta fica com a segunda opção. Achei muito linda e na minha opinião traduz essa essência humana da história. Também gostei do título, que acho que significa uma jornada na vida da personagem.
    Mas é claro que isso tudo são apenas suposições já que eu ainda não li o livro.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  10. Oi Thata!
    A capa desse livro é realmente linda! Me apaixonei. A história deve ser linda, perfeita, APAIXONANTE! :)
    Você gostou muito da história né? Pela sua resenha, sim... hahah
    Fiquei bem curiosa para ler o livro, já tinha visto ele antes, mas, não tinha lido nenhuma resenha.
    A sua resenha me deixou apaixonada pelo livro antes mesmos de ler.
    Estou precisando de livros "encorajadores" e romanticos como esse!
    Quero lê-lo em breve!
    Beijos.
    Gabi do blog Meninas e seus Livros.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu ainda não li nenhum livro da Sarah, mas estou louca para ler esse, tipo, a capa é liiinda, fofura, e a história parece maravilhosa.
    a resenha está ótima, parabéns.
    enfim, beijos. adorei tudo. =D
    @_GabyGomes

    ResponderExcluir
  12. Ahhh eu já havia visto esse livro quando a iD anunciou o lançamento. Coloquei na estante e na semana passada tive a oportunidade de pegá-lo nas mãos, vi a lista de músicas no final e isso só me deixou com ainda mais vontade de ler! Adora a diagramação da iD me deixa super ansiosa para checar o trabalho que eles fizeram e espero gostar bastante!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  13. Nossa, com essa resenha, eu fico morrendo de vontade de ler esse livro.
    Quando bati os olhos na capa, achei muito linda (principalmente por causa dos sapatinhos *-*), mas quando fui lendo a resenha, vi que é um história realmente boa. O quote é muito bom também :)

    ResponderExcluir
  14. poxa ja vi uma resenha desse livro antes e quero tanto, mas TANTO ler... acho que vou comprar esse mes com certeza

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  15. Vi esse livro HOJE na livraria, foi a maior coincidência ter encontrado a reseha aqui! Já marcarei na minha lista de "desejados".

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Eu estou LOUCA por este livro!
    Me apaixonei pela capa (eu e meus problemas com capas de livros) e fui seduzida pela sinopse e agora começo achar resenhas sobre o mesmo...

    Não vejo a hora de tê-lo em mãos *-*

    ResponderExcluir
  17. " Eli, garoto bonito, misterioso, trauma, coração imenso" já me ganhou rsrs

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele.Parece ser um livro super fofinho, e parece que a Auden nos faz pensar sobre nós mesmas. Dormir tarde ou cedo, depende do ponto de vista kkk..totalmente Notívaga ein .. Adorei o quote, sou a favor, as pessoas ficam preocupadas com spoiler, mas a depender do quote, não acho que isso venha trazer algum, claro que a pessoa, não vai por um quote de uma cena final..A capa é fofa, mas o título é legal, mas como vc disse, não traz nenhum impacto e pode até não nos deixar curiosos para o livro..

    Espero poder ler ele..mais um livro para a listinha, principalmente depois desse Top preferidos rs..

    Beijos corujinha!!

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi que esse livro seria lançado fiquei com muita vontade de lê-lo. Primeiro por causa da capa, da qual eu gostei muito e segundo por causa da autora.
    Ainda não li nenhum livro da Sarah Dessen, mas já li alguns elogios a essa escritora, por isso sempre tive curiosidade de ler algum livro que tenha sido escrito por ela, para assim saber se vou gostar do modo de escrita dela.
    Depois de ler sua resenha (que ficou maravilhosa, como sempre! *-*) fiquei com mais vontade ainda de ler "A caminho do Verão".
    Concordo com você sobre o título do livro, não é muito impactante, mas também não chega a ser ruim.
    Pelo visto Auden é uma garota com vários problemas e não duvido nada que eu chegue a me identificar com pelo menos um de seus problemas ou com alguma característica da personalidade dela.
    A história desse livro parece ser muito interessante e acho que vai fazer com que eu reflita sobre várias coisas. O fato de ser uma história que poderia acontecer com qualquer um de nós me deixa ainda mais ansiosa para ler.
    Além da capa bonita e da história interessante, o que mais me deixou com vontade de ler esse livro foi você ter dito que a autora falou sobre as experiências dela e sobre o processo de criação do livro, tenho muita curiosidade em ralação a isso, então tenho certeza de que vou gostar muito dessa parte. Como também gosto bastante de música, quero muito ver a lista de músicas que a autora colocou no livro! Acho esse tipo de coisa muito legal!
    Com relação aos quotes, adoro quando são colocados nas resenhas! =D Sempre faz com que eu fique com muita vontade de conhecer a história.
    Gostei muito da resenha e "A caminho do Verão" com certeza entrou para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  19. Depois de ler essa resenha, pesquisei sobre os livros da Sarah, e me apaixonei profundamente por todos! Dei uma buscadinha nos lançamentos da Editora ID, também, e já acrescentei três livros deles na minha lista de desejados. (mais perto de 150. \O/ Fuu...)
    Amo quotes e simplesmente adorei sua resenha!!
    Achei a capa maravilhosa, mas o título não me chamou tanta atenção, assim como você. Engraçado, pois era para ocorrer um casamento entre os dois, se observar um pouco.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. parece ser bem legal apesar da história ser parecida com outros livros, como a última música, onde se tem também uma menina com problemas de adolescente, com os pais, mas é o tipo de leitura que gosto muito!!!!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é maravilhoso mesmo! E esse foi meu quote favorito também *-*
    Não vejo a hora de ler os outros livros dela, pra ver se são tão maravilhosos quanto esse.
    É uma história tão diferente, mas tão comum, ao mesmo tempo. Como você disse, poderia ter acontecido com qualquer pessoa, mas aconteceu com a Auden nesse livro maravilhoso. São poucos os autores que conseguem transmitir os sentimentos tão vividamente quanto a Sarah conseguiu :)

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  22. Ah, adorei a resenha, e este livro foi pra minha lista de desejos, essa capa é muito linda, e o quote me deu água na boca pra ler tudo! rs

    Abs
    Estefânia

    ResponderExcluir
  23. Assim que foi lançado o livro foi para meus desejados por causa da capa, depois que li algumas resenhas e agora a sua ele está lá por mais que isso. O que eu adorei saber e ainda não tinha lido nas outras resenhas era sobre a explicação da autora de como o livro foi feito e das músicas, achei ótimo porque eu nunca conseguiria montar uma playlist tão perfeita como a própria autora rs Essa resenha ficou emocionante e eu fiquei com o coração apertado por não ter o livro agora pra ler rs

    Bjos
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  24. Parece ser muito bom.
    Eu faço parte dos leitores que adoram quando vocês postam quotes na resenha, dá pra conhecer melhor o livro. Eu adorei esse quote ;)

    A capa é linda né?! E achei bem interessante isso de a autora explicar as coisas do livro. Fiquei curiosa

    @nann_da

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente, não podemos negar que a capa é realmente linda *-* eu sou apaixonada por capas com partes do corpo de pessoas :P
    Sua resenha ficou ótima \õ/ E eu fiquei suuuuper curiosa para ler esse livro, me parece ser de uma agradabilidade inigualável :D
    Ahhh, confesso que não sabia o que a palavra NOTÍVAGO significava, e tive que apelas para o tio google :P
    e mais uma coisa, eu sou viciada em quotes ♥
    amei a resenha. beijos.

    ResponderExcluir
  26. eu dei uma olhadinha nos livros da autora no skoob, e adicionei este e outro, ela realmente parece escrever bem, adoro historias assim, normais como se qualquer pessoa pudesse ter vivido elas, é diferente dos livros de fantasia, espero ler ele um dia
    :p
    adorei a capa
    abraços

    ResponderExcluir
  27. Qual a Faixa Etária do livro?
    BJS OBG

    ResponderExcluir