A Fera – Alex Flinn


“A Fera” não é aquele conto de fadas bobo onde vemos tudo de maneira superficial. Na verdade aqui podemos ver a evolução de Kyle de um sujeito babaca e frívolo – até porque sua família o fez se tornar o que é – a uma pessoa digna de amar e ser amada, uma pessoa que não se importa mais apenas com a aparência exterior dos demais, e sim – isso pode se tornar clichê agora – com a interior, que no fundo é o que realmente conta no final das coisas.

O livro é super interessante pois no começo temos aquele garoto de aparência linda, rico e consequentemente poderoso, que se importa apenas com beleza e dinheiro e menospreza qualquer pessoa que não tenha os dois. E, portanto, tem em seu interior uma fera, horrível e desprezível. Até que o alvo de uma brincadeira maldosa de Kyle é uma bruxa, que não gostando de como ele agiu com ela e querendo lhe dar uma lição que o transformasse em uma pessoa digna, o amaldiçoa, e seu exterior transforma-se na imagem de seu interior. Kyle não é mais aquele garoto lindo e que fascina a todos com sua beleza, ele foi transformado no que mais desprezava em sua vida: a feiura. Agora ele é uma fera com pêlos, garras e dentes afiados. E o pior, precisa fazer alguém se apaixonar por ele em no máximo 2 anos para quebrar a maldição e voltar a ter sua aparência de antes. Mas como poderia encontrar alguém que conseguisse se apaixonar por uma fera? É aí que vemos que o amor verdadeiro não enxerga o exterior, que é o interior que vai fazer a convivência ser maravilhosa e que vai transformar qualquer sentimento em algo muito mais forte.

É a partir daí que ele percebe que nem todo o dinheiro do mundo pode trazer sua felicidade se ele não for bonito onde mais interessa: o interior. Ele passa a ver que cada pessoa que o venerava não o fazia por gostar dele, e sim pelo que ele tinha a oferecer, não que isso fosse um incômodo quando ele era realmente bonito e poderoso, mas de nada adiantava agora que era uma fera. Uma fera que poderia fazer qualquer um temer se saísse e fosse visto pelas ruas e, consequentemente, uma fera que não tem mais vida – pelo menos não fora de casa.

Ai gente, A Bela e a Fera sempre foi meu conto de fadas preferido! E o que eu posso dizer sobre essa versão de Alex Flinn? Eu simplesmente amei! Sério, entrou para os meus preferidos! Ela conseguiu pegar uma história antiga, popular, linda, e que nos faz pensar, em algo atual e envolvente da primeira até a última página, sem perder sua essência, que é nos fazer perceber o que realmente mais importa no próximo.

Nessa versão não encontramos castelos, carruagens, mordomos transformados em objetos [como na versão Disney], e sim estudantes do mesmo colégio, problemas com os pais, um tutor cego e uma empregada amável, ambos preocupando-se com o bem estar de Kyle, coisa que seu pai nunca fez. Gostei demais do pano de fundo das histórias dos personagens, pois fez o modo como tudo aconteceu parecer mais real.

Adorei que o livro foi narrado por Kyle. Não existem muitos livros que são narrados por homens e é sempre bom inovar um pouco. Adorei o personagem, sua evolução, suas frases, seu sarcasmo, seus pensamentos que muitas vezes me faziam rir de verdade, seu pior lado que me fazia odiá-lo, e depois seu melhor lado, que me fez amá-lo.

Também gostei muito da sala de bate-papo que a autora introduziu no livro, sempre antes de cada parte – o livro foi dividido em seis partes –, onde pudemos conhecer outros personagens amaldiçoados por bruxas, e consequentemente seus dramas. Inclusive deu para reconhecer esses personagens de outras obras super famosas. Achei essa uma ótima sacada para a trama, que me encantou ainda mais – se isso ainda era possível.

Acho que todos que acompanham o blog e minhas resenhas sabem mais ou menos o meu gosto literário, e para quem não sabe preciso dizer que simplesmente adoro histórias de adolescente e amor. Um casal pode me fazer apaixonar por uma história, mas também pode me fazer odiá-la. E esse caso foi o de me apaixonar. Tanto Kyle quanto Lindy são pessoas maravilhosas que me encantaram totalmente. Torci muito para ficarem juntos a cada página virada.

E, mesmo conhecendo o final do livro, foi maravilhoso ler nessa nova versão, pois foi fofo e me fez ficar eufórica pela história mais uma vez.

Alex fez uma pesquisa e tanto. No final do livro ela fala um pouco mais sobre várias versões do clássico e me deixou cheia de vontade de ler todas elas, até porque eu só li a versão Disney. #shameonme

A única coisa de ruim do livro todo é que ele não tem continuação. Hahaha Eu sei que não tem margem para nada além, que termina maravilhosamente bem e tudo mais, mas sabe aquela sensação de saudade quando a gente acaba um livro que gostamos tanto?! Pois é, é o que eu senti na última página, ao mesmo tempo que queria chegar ao fim, não queria que acabasse.

Vi o filme também, dessa vez até antes do livro porque realmente estava ansiosa para vê-lo, e apesar de ter gostado bastante não entrou para minha lista de favoritos, achei meio fraco, não condiz com o quão bom o livro realmente é. Adorei que Kyle tenha sido interpretado por Alex lindo Pettyfer, acho que o papel caiu como uma luva para ele, que interpretou exatamente como acho que Kyle deveria ser, inclusive quando li só conseguia visualizá-lo na minha cabeça. Já não posso dizer o mesmo de Vanessa Hudgens. Não consigo vê-la como Linda, na verdade nunca consegui, ela não me convenceu no papel, não consigo vê-la com essa imagem de boazinha e “pura” e nem nada do tipo, fora que nem fisicamente ela tem algo a ver com Lindy. Enfim, se você viu o filme e não gostou ou achou fraco, leia o livro porque é muito melhor, isso também vale para quem amou o filme, vai amar ainda mais o livro.

Não precisava nem dizer que mais do que recomendo “A Fera”, certo?! Mas mesmo assim quero falar mais uma vez, pois esse livro realmente me encantou da primeira até a última página e mais do que entrou para a lista de meus preferidos de todos os tempos.
 Avaliação




Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Eu assisti o filme, e a Vanessa também não me agradou no papel.. achei fraquinha! Mas a história inovada achei muito legal mesmo!.. to doida pra ler o livro, e essa resenha me deixou ainda mais pirada pra lê-lo!
    Vou compra-lo concerteza e tirar a prova se o livro é tão bom quanto o filme :D
    adorei!
    beijoos :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa! AMEI a sua resenha! Sério! O livro deve ser demais! Fiquei morrendo de vontade de ler e vou começar a economizar para poder comprá-lo hahaha!
    Eu também amo histórias de adolescentes...
    E esse livro deve ser mesmo apaixonante! *O*
    Me apaixonei pela história através da sua resenha, haha! Ainda não assisti o filme mais quero assistir logo! Foi a mesma coisa que aconteceu comigo... Estava louca para ler o Água Para Elefantes e não aguentei, assisti o filme primeiro! hahahaha
    Parabéns pela resenha!
    Um beijoo! :*
    Gabi do Meninas e Seus Livros...

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou completamente louca pra ler esse livro!!!
    Já pedi de dias das crianças kkkkk!!!!!
    Ótima resenha!!!
    :D

    ResponderExcluir
  4. Pela capa acho que o livro não ia me chamar muita atenção, mas pela resenha ficou quase irresistível, mesmo eu não sendo tão fã de romances adolescentes.
    Adorava A Bela e a Fera, apesar de A Dama e o Vagabundo ser o meu clássico preferido rs Mas também fiquei curiosa pelas outras versões do clássico, também só conheço pela Disney :/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Tatha! Muito em breve pretendo ler A Fera. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o pdf desse livro por um acaso na internet no final no ano passado, mas nem li. Ai uma amiga começou a falar muito do filme então resolvi ler. Me apaixonei. Por tudo. Entrou pros meus favoritos também. Logo que foi lançado comprei e já está na minha pilha pra ler novamente. rs Assisti o filme, não é ruim, mas achei bem fraquinho. E Vanessa Hudgens também não me convenceu em nada como Lindy. kk

    Enfim, amei a sua resenha e também super recomendo o livro, pois é mesmo lindo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa esse livro parece ser ótimo! Antes de eu saber da existência do livro eu já queria ver o filme por se tratar de um conto de fadas que eu amo!
    Quero muito ler esse livro e adorei a sua resenha!
    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, super interessante e bem explicada.
    Estou super animado para ler o livro e ver o filme.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de achar o seu blog, e já gostei bastante da primeira resenha que li. Eu estava um pouco desanimada pra ler esse livro depois que fiquei sabendo que tinha um filme, e as resenhas que tinha lido até agora eram tão superficiais que não ajudavam muito.

    Mas a sua resenha me animou bastante, estou bem mais empolgada agora, você conseguiu passar bem também o quanto você gostou do livro.

    Parabéns! =D
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  10. Tbm sou apaixonada pela história da Bela e a Fera e essa releitura deve ser fantástica. Vou atrás para ler com certeza.
    Bjos e sucesso flores.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  11. Eu não gostei da capa, mas a sua resenha ficou otima!!! Humm com certeza vai pra minha lista!

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  12. Li algumas resenhas deste livro... mas a sua realmente me encantou!
    Parabens pela resenha!!!! Simplismente D+... faz vc querer ler o livro no momento em que vc termina de ler a resenha....
    Agora vou adiciona-lo a minha pequena BiG lista!!!
    Bjs
    Georgia_Schmitt

    ResponderExcluir
  13. Assisti o filme,mas o livro,como sempre,parece ser beem melhor!!!Coloquei na minha lista da porta do guarda-roupa :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, eu tô louca pra ler esse livro, deve ser muito bom!!

    Eu ainda não vi o filme, quero ler o livro primeiro, mas você resumiu tudo pra mim:
    " Kyle tenha sido interpretado por Alex lindo Pettyfer, acho que o papel caiu como uma luva para ele, que interpretou exatamente como acho que Kyle deveria ser, inclusive quando li só conseguia visualizá-lo na minha cabeça. Já não posso dizer o mesmo de Vanessa Hudgens. Não consigo vê-la como Linda, na verdade nunca consegui, ela não me convenceu no papel, não consigo vê-la com essa imagem de boazinha e “pura” e nem nada do tipo"

    Eu vou assistir o filme só pelo Alex lindo lindo lindo Pettyfer \o/\o/
    Cara, eu não gosto nem um pouco da Hudgens... Errhh Ela não tem cara de pura e santa nãoo.. Não fica bem em nenhum papel. #desabafo

    Bjos

    @nann_da

    ResponderExcluir
  15. Estou de olho no filme "A Fera" desde de janeiro, mas sempre atrasam a estreia aqui no Brasil. Primeiramente, era para sair em maio. XD
    Adorei a sinopse do livro e a sua resenha.
    Bj!

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, a capa do livro é muito interessante, com tantos livros bons ultimamente vai ficar difícil ler todos. hahahaha'
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. que lindoo.. fiquei muito curiosa pra ver o filme que vai sair mas não sabia que havia um livro também. pela resenha vi que realmente faz muito meu estilo de livro. quero ler muito em breve!

    ResponderExcluir
  18. Esse é um livro que quero muuuito!
    Ele parece ser muito bom, quero ver o filme, mas ouvi fala que o filme não é tão bom assim.
    Espero poder ler esse livro, acho bacana isso de adaptar uma história infantil para algo mais adulto/adolescente, nos faz voltar ao tempo, relembrar da infância e das histórias que costumavamos ouvir.

    Ahh, indiquei um selinho pras meninas aqui do blog =)
    http://animusbook.blogspot.com/2011/09/no-correio-7-selinho.html

    Beijoos
    Lehh, Animus Book

    ResponderExcluir
  19. Aaah, tô morrendo de vontade de ler esse livro.
    Ainda mais ele sendo narrado pelo Kyle. É muito fofo ler homens narrando *-*
    Tô esperando ganhar ele em uma promo, mas tá dificil. haha!
    A sua resenha ficou ótima, me deixou mais curiosa ainda!

    bjs.

    ResponderExcluir
  20. EU vi o filme e gostei.Mas pretendo ler o livro, e pela resenha deve ser ótimo mesmo.Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Li esse livro antes de saber que viria para o Brasil
    ADOOREI *-*
    não gostei mt do filme, faltou aquela emoção, sabe?!
    emfim
    adorei a resenha
    bjo

    ResponderExcluir
  22. A primeira vez que vi esse livro fiquei apaixonada, agora que li sua resenha me apaixonei mais ainda. Quando tiver promoção dele me avisa hein, quero ser a primeira a participar,e claro que vou querer ganhar né.

    Bjo grande e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  23. Parece que faz aaaaaanos que eu vi o trailer para esse filme e não consigo acreditar que ele ainda não foi lançado no Brasil!
    Mas a parte dele, eu gostaria de ler o livro e muito. Principalmente por ser contado na visão da Fera. Achei isso super inovador e estou ansiosa para ver como tudo se desenrola, os detalhes da narrativa e os outros personagens também enfeitiçados. Toda essa atmosfera me chamou bastante a atenção e mal posso esperar para ler! :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  24. Sempre tive interesse nesse livro, por isso fiquei feliz quando foi lançado no Brasil. Ainda não pude comprá-lo, mas não vejo a hora de fazer isso.
    Minha vontade de ler esse livro não estava mais tão grande, mas depois de ler sua resenha fiquei muito animada para ler o livro, principalmente por que você disse que entrou para sua lista de favoritos, então o livro deve ser muito bom.
    Dos filmes da Disney, "A Bela e a Fera" sempre foi meu favorito, também sempre achei a Bela a princesa mais bonita da Disney.
    A capa do livro ficou bem bonita, tinha estranhado o círculo com as fotos dos atores que fazem o filme quando vi a capa pela primeira vez, mas agora já acostumei.
    Acho muito interessante que a história seja narrada pelo Kyle, é muito bom ler um livro onde o personagem masculino é o narrador, só para variar um pouco.
    Também acho que vai ser legal observar as mudanças na personalidade do Kyle ao longo da história. No começo ele deve ser uma pessoa insuportável, mas ser transformado em fera e ficar feio como seu interior, além de perceber que as pessoas só fingiam gostar dele pelos benefícios que ele podia oferecer, deve ser algo bem difícil para Kyle, mas ao mesmo tempo é algo capaz de fazer qualquer pessoa mudar de atitude.
    Sobre o filme, eu ainda não assisti, mas quero vê-lo quando puder. Gostei muito de terem escolhido o Alex (muito lindo! *__*)Pettyfer para o papel principal, mas não gosto muito da
    Vanessa Hudgens, então tenho medo que a interpretação dela faça om que eu deixe de simpatizar com a Lindy, por isso prefiro ler o livro primeiro.
    Agora tenho que dizer uma coisa: Amo suas resenhas! =DD
    Elas sempre têm muitos detalhes sobre o livro resenhado e me fazem ficar com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  25. Essa releitura deve ser ótima! Eu adoro livros assim, e essa capa é linda! Adorei a resenha, arrasou! Sucesso!

    beijos - Estefânia ;*

    ResponderExcluir
  26. Eu estou louquérrima para ver o filme, e não sabia que tinha livro também *o* OMG' quero lê-lo também \õ/
    ótima resenha ^^

    ResponderExcluir
  27. Uau que resenha estou empolgada, sempre quis o livro mais pela capa
    nao tinha lido nem a sinopse, mas sabia que era contos de fadas e eue tbm adoro a bela e a fera
    e tou loca pra ler
    e sobre a vanessa.. credo. ja nem quero ver o filme, tem umas pessoas por ai q eu nao vejo o porque de ainda fazerem filmes, sei la nao gosto muito dela e nao acho que seja bom ela interpretar um dos papeis principais.. estou falndo comos e tivesse visto... mas vc comentou to bem que sinto que vi o filme e nao gostei...


    abraços

    ResponderExcluir