O Coração de Salatiel - Kézia Lôbo


Oi!! Tudo bem, gente? Quem me vê fazendo esse tipo de resenha nem vai me reconhecer, afinal nem é livro de vampiro, mas decidi me aventurar nessa história emocionante.
A data que Lenora tanto esperava, finalmente chegara. Para ela era uma data muito especial não tão somente pelo fato de estar esperando completar os dezoito anos, mas porque nessa data ela receberá das mãos do seu tio o presente que sua mãe havia destinado a ela para essa data antes mesmo de morrer. A morte de sua mãe aconteceu quando ainda era criança e por causa disso fora morar com seu tio e seu primo, que sempre a trataram muito bem. Ela os ajudava nas tarefas domésticas e fazia uma comida que era uma delícia. Quem não gosta de uma comida caseira? Só de pensar já dá uma água na boca.
Ela esperava ansiosa e aflita pela chegada de seu tio, pois soubera através de seu primo que ele fora até a cidade e os soldados de Malghalad estavam atacando o local em busca de todos aqueles que se revelavam contra aqueles que eram Elemental, que são os que possuem um dos quatros poderes elementais, sendo eles água, terra, fogo e ar, destinados desde o nascimento àqueles bons e puros de coração. (Eu gostaria muito de ter o poder da terra, pois adoro ter o contato com a natureza, que me acalma e me tranquiliza, me traz uma paz interior, que somente sentindo para saber como é. E vocês qual Elemental gostariam de ser?)
Enquanto seu tio não chegava, Lenora relembrou um momento da sua infância que guardara para o resto da sua vida, que foi o dia da morte da sua mãe. Que escolheu morrer para salvar a vida da sua própria filha. Esse acontecimento é uma real prova do amor incondicional que uma mãe tinha por sua filha.
Lenora era uma Elemental do ar, esse era um dos motivos que a deixara preocupada em relação ao seu tio e também ao seu primo, pois tinha medo que os soldados de Malghalad viessem atrás deles e os matassem por causa dela.
Finalmente seu tio chega em casa, felizmente nada de ruim havia acontecido a ele, porém estava muito cansado, mas Lenora e o primo queriam saber de tudo o que havia ocorrido, então após descansar seu tio contou tudo a eles.
Um pouco mais tarde, seu tio fizera um bolo simples para poder comemorar seu aniversário, era uma comemoração simples, mas para ela não precisava de mais nada, só de estar perto das pessoas que a amam e que ela ama já era o suficiente para ser o melhor aniversário de todos. Cantaram parabéns, se abraçaram e se beijaram, tiveram um momento muito feliz, e então chegou o momento que Lenora tanto esperava: o de receber o presente que sua mãe deixara. Seu tio a entregou um caixinha e uma carta, todos estavam curiosos para saber o que era. Ao abrir Lenora se deparou com uma jóia linda, um colar com um pingente que pulsava como batidas do coração. Deve ser uma sensação estranha, porém ao mesmo tempo gostosa sentir essa joia nas mãos.
Lenora acordou cedo e foi caminhar para achar um lugar calmo e tranqüilo para poder ler a carta que a sua mãe deixara. Quando chegou ao local leu a carta na qual dizia para proteger o colar o qual estava designado a ela desde seu nascimento. Era o famoso Coração de Salatiel, uma joia com poder supremo, o qual possuía todos os poderes dos quatros elementos.
Ela começou a sentir que algo de ruim acontecia em sua casa e decidira ir correndo para lá. Quando chegara viu que tudo estava com cheiro de fumaça, e ao chegar perto viu os soldados de Salatiel e o Feiticeiro Negro. Conseguira se esconder e ficar despercebida com a ajuda da natureza. Quando eles foram embora ela foi até a sua casa, a qual estava toda destruída, e encontrara o corpo de seu tio e um bilhete de seu primo dizendo para fugir. Lenora conseguiu encontrar algumas coisas e partir para vingar a morte do seu tio e conseguir resgatar seu primo das mãos de Malghalad.
Seguindo o seu novo destino em se cavalo Galax, fora em busca do seu objetivo e de sua luta. No caminho encontrou-se sendo perseguida por corvos que acabaram se transformando em umas criaturas asquerosas, que tentaram pega-lá para levar ao seu mestre, o Maghalad que desejava o Coração de Salatiel, que havia sido despertado.  Ela conseguiu fugir e entrar na floresta proibida, na qual já se encontrava o seu cavalo, e as criaturas não ousaram entrar lá, pois como a história já contava ninguém que havia entrado saíra vivo.
No caminho de sua jornada Lenora encontrou três amigos que ajudaram-na em busca de seu objetivo. Ela também contou com a ajuda daquelas que se rebelavam contra Maghalad. E é claro, com a ajuda dos seres mágicos que ensinaram a eles como lutar e assim prepará-los para o que ia vir.
Os quatro estavam prontos para a batalha. Lenora, a Elemental do ar com o Coração de Salatiel, mais dois guerreiros e um mago muito poderoso, o único capaz de destruir o Feiticeiro Negro, o braço direito de Malghalad.
Quando capturaram seu dois amigos (os guerreiros) Lenora vai atrás deles, depois o Mago chega para ajudar Lenora na conquista da batalha e da destruição de Maghalad e é claro que também o feiticeiro negro. E libertar o povo.
Gostei muito mais desse livro do que eu poderia imaginar. Sai um pouco do estilo que estou acostumada a ler, de vez em quando é bom sair da mesmice e se aventurar em outras histórias. É uma narrativa que envolve o mundo da magia e da natureza, mostra pontos que existem além desse mundo, que estão presentes no nosso mundo.
Alguns pontos negativos estão presentes nessa história, por exemplo a ganância, mas os valores positivos no fim são maiores que os negativos. Mostra pessoas se reestruturando, tendo assim, uma nova oportunidade na vida, desse modo se redimindo, mostrando que quando alguém quer e têm amigos, e pessoas que a dão oportunidades, ela pode superar o passado e ser uma pessoa do bem.
Outro fato muito relevante é que quando tudo está dando errado na vida de uma pessoa, o seu mundo está caindo, em seu caminho acaba conhecendo pessoas que ajudarão em seus desafios, para que juntos possam vencer e assim, tendo um valor muito mais saboroso no resultado final porque no fim o que conta não é somente vencer, mas o fato de ter alguém ao seu lado com quem possa compartilhar todos os momentos de sua vida. São em momentos de dificuldade que se encontra os verdadeiros amigos, as verdadeiras faces. Mostra também a força e a determinação de uma pessoa quando ela quer muito algo em sua vida.
Um ponto importante, de total relevância que é passado no livro é a preocupação que as pessoas devem ter com a natureza, em todas as suas formas. Também gostei muito da capa.
A cada dia que passa e temos a oportunidade de ler livros como esse, que posso afirmar que o autor brasileiro mostra que é capaz sim de escrever uma boa história, ganhando assim cada vez mais espaço entre os leitores. Com tudo isso que eu disse, já está tipo assim na cara quantas casinhas que eu vou dar, com certeza são cinco casinhas.

Escrito por Bruna

Avaliação






 


Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Olá!
    Já li algumas resenhas sobre o livro e todas muito positivas. Tenho comprado e lido vários livros de escritores nacionais e raramente me decepciono, ao contrário tem sido cada vez mais surpreendentes.
    Gostei da resenha e a história parece muito interessante, vai para lista de futuras leituras.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    monique.costa@justice.com

    ResponderExcluir
  2. Oi garotas!
    primeiramente a resenha é maravilhosa!
    Eu ouvi falar mto deste livro, ele parace que tem uma historia incrivel e muito legal!
    Eu me interessei bastante!

    beijos
    @Cynthiazinhaa_

    ResponderExcluir
  3. nossa amaei a resenha, bem detalhada....
    realmente os autores nacionais estao mandando muito bem... eu nem me lembrava qnd tinha lido um livro nacional e agora estou no segundo... a qualidade é tao boa qnt os estrangueiros...

    bjs

    @s2glaus2

    ResponderExcluir
  4. Você falou a palavrinha mágica, magia elemental, quando um livro envolve isso não importa o que a resenha diga eu quero ler o livro!

    Eu tenho uma identificação muito grande pelo tema simplesmente porque sou muito ligadas aos espíritos da natureza e consequentemente aos elementos...

    Agora mais um livrinho para listinha sem fim hahaha

    Miquilis
    Bru

    Bom fim de semana meninas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Só agora eu comecei a admirar essa capa \o/ A história desse ser muito legal! Eu achei bastante interessante...
    - Luiz Felipe Matos
    @LFelipeMatos

    ResponderExcluir
  6. Ainda n li o livro, mas ele já tá na wishlist! ^^
    Meninas preciso da ajuda de vcs!
    Assim que vcs estiverem no Twitter me avisem!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas , indiquei o blog de vocês para um meme selinho .
    Entre no link e confiram http://girlsebooks.blogspot.com/2011/07/meme-selinho.html

    ResponderExcluir
  8. Ah que legal!!!

    Quero muito ler esse livro, parece ser bem interessante. Gostei da sua resenha!!

    Gosto muito da capa e do título

    @nann_da

    ResponderExcluir
  9. Adorei. Simplesmente. Adoro livros assim, e essa resenha me fez conhecer um livro que eu nunca tinha ouvido falar, e agora estou louca pra te-lo *-*

    @apauladantas_

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é bem diferente, mostra muita coisa! Parece ser muito legal esse livro. Resenha bacana e diferente.

    @MSotavio

    ResponderExcluir
  11. amei a resenha, lindo blog ^^

    http://saiadeflorbm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho muito vontade de ler esse livro me parece ser super bom, desde que lançou eu quero pena que falta grana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu não sei porque cargas d'água quando vi divulgações desse livro, achei que era com algum tema bíblico ou aqueles livros de lição de moral, sabe? rs.
    Ok, não pergunte daonde tirei essa ideia.
    Mas com a resenha, nossa, a luzinha da curiosidade piscou furiosamente!

    :D

    Está na lista de desejos, claro.

    Lá no blog tem selinho para o HoC *--*

    Beijos.
    @pirulitolimao

    http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/07/primeiro-selinho-do-blog.html

    ResponderExcluir
  14. Oi *-*

    Confesso que nunca ouvi falar desse livro e nem nunca li nenhuma resenha a respeito.. mas com essa resenha, ótima e detalhada, vejo que perdi tempo.. ja deveria ter lido um livro tão bom como esse.. ou pelo menos ja ter ouvido falar.

    Meninas, adoro as resenhas de vcs.. quando preciso tirar alguma dúvida sobre algum livro que pretendo comprar, ja logo penso em olhar aqui no House of Chick, onde tenho certeza que acharei as melhores resenhas.

    Espero que continuem com toda essa dedicação e que o blog de vcs, que ja é o maior sucesso, venha a crescer muito mais.

    Bjs
    merinda.mattos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Vim apresentar as novas promoções do meu blog, são essas:
    - quem seguir o blog e deixar um comentário, concorre todo mês a um livro dos novos autores, projeto incentivador aos novos talentos; esta é a promoção “siga e concorra”.
    - há um sorteio específico para as queridas blogueiras do meu Brasil – aquelas que seguirem o blog, enviarem um email para escritoradriana@hotmail.com dizendo que esta participando da promoção “queridas blogueiras do meu Brasil” e divulgar em seu blog, o livro apresentado, concorrerá ao sorteio desta categoria, tendo oportunidade de concorrer as demais promoções, ou seja, mais de uma oportunidade em ganhar livros.
    3º - Esta promoção não é mensal, e sim, periódica, é uma promoção pessoal de meus livros; as amigas blogueiras poderão concorrer com a sua resenha inclusa na capa de meu livro, bem como concorrendo ao sorteio do livro. O que precisam fazer:
    - seguir o blog
    - mandar um email para escritoradriana@hotmail.com, dizendo quero participar da promoção “minha resenha no seu livro” que lhe enviarei a diretriz.
    - divulgar o livro em seu blog;
    - fazer uma resenha do livro indicado. O próximo livro – O oitavo pecado capital.
    A resenha vencedora ganhará um livro autografado com a sua resenha, seu nome e link do seu site inclusa na contra capa do livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha ouvido a flar desse livro!
    Mas fiquei com vontade de ler agr! Adoro as resenhas! Bjoos (:
    @_GabiFreire
    lellefreire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa juro que pensei em ler toda a resenha, mas fiquei com medo dos spoilers, então pulei para o paragrafo que se inicia com "gostei muito mais..."
    Gostei da sua opinião, porém ainda estou na duvida se vou comprar esse livro, mesmo sendo o tipo de historia que gosto.

    Beijokas elis.

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser ótimo. Não gostei muito da capa, mas a história parece valer a pena.
    A personagem principal, Lenora, parece ser uma personagem forte, do tipo que luta pelo que quer e não depende de ninguém para salvá-la nos momentos de perigo. Gosto desse tipo de personagem, é muito melhor do que a típica mocinha indefesa.
    Acho que Lenora deve ser assim porque aprendeu a se virar sozinha quando, ainda criança, perdeu sua mãe. Que bom que seu tio e seu primo a tratavam bem, mas mesmo assim deve ser difícil ter que esperar completar dezoito anos para só depois receber o presente que a mãe deixou para ela.
    Você tem toda razão sobre a comida caseira, só de ler isso na sua resenha fiquei imaginando e me deu água na boca também! Comida caseira é tudo de bom!
    Voltando a história, achei super interessante os poderes elementais, fiquei mais interessada em ler esse livro especialmente por causa disso.
    Achei bem legal seus motivos para querer ter o poder da terra. Eu não sei bem qual poder eu escolheria se pudesse. Ter os quatro poderes seria muito melhor, né? *-*
    Mas falando sério, acho que eu gostaria de ter qualquer um desses poderes, mas preferia ter o poder da água ou do ar, pois são os elementos dos quais eu mais gosto.
    Depois de ler sua resenha fiquei curiosa para saber do que cada poder é capaz e como seria se todos eles estivessem juntos e fossem usados ao mesmo tempo.
    A atitude da mãe de Lenora, que morreu para salvar a vida de sua filha, é digna de admiração. Pelo jeito todos os personagens do livro foram muito bem construídos.
    A festa de aniversário de Lenora deve ter sido uma das partes mais sentimental do livro, pois ela comemora com sua família uma data tão importante e ainda recebe seu presente. O colar com um pingente que pulsa como batidas do coração deve ser algo bem diferente, acho que eu demoraria um bom tempo para me acostumar com esse colar, pois ele deve dar uma sensação estranha na pessoa que o usa.
    Mas o colar tem um poder enorme, penso como uma pessoa pode ser forte se tiver o controle dos quatro elementos, o fato de sua mãe ter deixado algo tão valioso para ela mostra a confiança que tinha em Lenora e ao mesmo tempo aumenta muito a pressão sobre ela, pois a partir de agora a personagem principal tem muito poder nas mãos, mas também ganha muitos inimigos.
    A única coisa triste é que seu tio tenha perdido a vida e seu primo tenha sido preso, pois agora além de fugir ela tinha que planejar sua vingança e arrumar um jeito de libertar seu primo. Isso deve ter sido muito difícil, já que ela agora estava sozinha.
    A sorte é que ela encontrou bons amigos que vão ajudá-la a chegar ao seu objetivo. Isso só o mostra o quanto somos mais fortes quando temos amigos que nos apoiam. =D
    Enfim, quero muito ler esse livro, nunca tinha reparado nele antes, até porque eu não tinha gostado muito da capa, mas adorei sua resenha e agora estou muito interessada no livro, pois esse é um tipo de livro do qual eu gosto!
    Quero muito descobrir se, com a ajuda dos verdadeiros amigos que encontrou, Lenora consegue alcançar seus objetivos!
    Confesso que me surpreendi quando descobri que o livro é de uma autora brasileira. Isso mostra o quanto a Literatura Nacional está crescendo e quantos bons escritores estão surgindo em nosso país!
    Espero que a Literatura Nacional melhore ainda mais daqui para frente, para que assim tenhamos mais livros com histórias tão interessantes quanto essa.
    Muito obrigada pela dica! O Coração de Salatiel acaba de entrar para minha lista de desejados, que já não é muito pequena, mas fica maior toda vez que leio uma resenha tão boa quanto essa no House of Chick!

    Seguidora: Danny_elric
    danielle.demarchi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adoreeei! Me deu muita vontade de ler esse livro! Capa maravilhosa, estória emocionante! Eu quero rs

    @tclauper

    ResponderExcluir
  20. "E vocês qual Elemental gostariam de ser?"

    Hummm, acho que gostaria Água ou Ar, não sei nunca pensei bme nisso rsrsrs

    Realmente a capa é lindona, nos passa uma sensação de mistério que com certeza todo mundo adora.

    "um pingente que pulsava como batidas do coração. Deve ser uma sensação estranha, porém ao mesmo tempo gostosa sentir essa joia nas mãos."

    Confesso que é meio sinistro hehehe, parece vivo :S

    "mas o fato de ter alguém ao seu lado com quem possa compartilhar todos os momentos de sua vida"

    É verdade. Pelo visto eu vou amar ler este livro, já tinha lido algo sobre ele mas nunca tinha realmente me interessado, amei sua resenha!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Esqueci de novo, desculpem-me

    @BabihGois

    ResponderExcluir
  22. É muito bom ver os autores brasileiros se destacando por escrever sobre temáticas tão interessantes. Ainda não li esse livro, mas estou curiosíssima para lê-lo.
    karlene.m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente, meus cumprimentos pelo blog. Primeira vez que comento. O design do House of Chick é muito bonito e leve, parabéns.

    Quanto a O Coração de Salatiel... confesso que não despertou meu interesse de primeira. Pensei que era mais um épico entre tantos pouco criativos. Li um pouco aqui, um pouco ali, e descobri que PRECISO ler este livro. Não é caso de vida ou morte, mas PRECISO.

    E quando descobri que a autora é brasileira, meu coração deu um pulo. O enredo não parece de uma autora brasileira (não do tipo que estou acostumada a ver). Que surpresa agradável!

    No momento, estou tentando uma entrevista com a Kézia. Quero conhecer ela e sua obra melhor.

    Poderiam conferir meu blog?
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    Grata pela atenção,
    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  24. Nossa nem acreditei quando vi o titulo da resenha!
    É a primeira vez que vejo uma resenha de coração de Salatiel! e também a primeira vez que soube algo do livro, quando o coloquei na minha lista não li sinopse nem nada porque queria descobri a historia aos poucos, então quando vi a que, resolvi ler e amei
    Quero muito ler o livro parece se r incrível, adoro historias assim
    são minhas favoritas :p

    Uau!

    Abraços
    amei a resenha

    ResponderExcluir