Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais #01 - Cassandra Clare

Quando comecei a ler Cidade dos Ossos já havia lido várias resenhas sobre ele e todo mundo falava super bem, o que acabou aumentando minha vontade de ler pois eu queria tirar logo minhas próprias conclusões a respeito desse livro. Isso nem sempre é bom, pois as vezes lemos com tanta expectativa que acabamos nos decepcionando quando não é tão perfeito, mas nesse livro as minhas expectativas foram alcançadas.
O que eu posso dizer? Eu simplesmente amei! Realmente é um livro que a gente começa a ler e não consegue mais parar.
O livro conta a história de Clary, que depois de presenciar um assassinato na discoteca onde estava com o seu melhor amigo e ser a única pessoa que vê os assassinos, sua vida muda totalmente. Isso porque sua mãe é sequestrada, sua casa revirada e ela acha que está vendo coisas. Mas Clary logo descobre que esses tais assassinos são na verdade caçadores de demônios e que ela pertence mais a esse mundo do que imagina.
Mergulhamos então nesse mundo paralelo e nos vemos cada vez mais curiosas a respeito dele, onde encontramos vampiros, magos, lobisomens, cidades inteiras que não existem no mapa, etc.
Eu adorei os personagens, achei todos eles muito bem escritos e, como muita gente, fiquei torcendo para Clary se dar um pouco melhor com um certo personagem.
Além de Clary conhecemos também seu melhor amigo fiel para todas as horas: Simon, que é um cara super fofo e se mete em várias confusões pela amiga, e claro, os caçadores de sombras que estavam na boate que são eles: Isabel, a destemida e confiante, Alec o irmão de Isabel igualmente lindo, e Jace, o lindo irônico e inteligente, além de outros personagens que conhecemos no decorrer da trama.
Em muitos livros a narradora acaba sendo meio boba com algumas coisas, mas nesse livro eu não a achei nem um pouco boba, apesar de não reparar em algumas coisas que estão bem na sua cara. A história toda é muito envolvente com uma narrativa ótima. Muitas coisas que a gente não pensa acaba acontecendo no livro, mas é bem divertido ler como as coisas vão se entrelaçando, a história toda é muito criativa.
Esse livro causou muita polêmica com os fãs de Harry Potter pois, para quem não sabe, Cassandra Clare, escritora da série Instrumentos Mortais, escrevia fanfics de Harry Potter e por isso muita gente fala que ela plagiou alguns livros e até chegam a citar passagens e personagens inspirados na história do bruxinho mais famoso do mundo.
Bom, do livro inteiro eu só não gostei de uma coisa que acontece no final que eu tenho quase toda certeza de que não pode ser, mas não fala nesse livro então eu realmente preciso urgentemente dos próximos para saber o que aconteceu e como ela vai abordar, desenrolar, essa parte da história. Eu não posso contar o que é porque seria um grande spoiler, mas quem leu sabe do que eu estou falando, e quem não leu quando ler vai entender. É de deixar qualquer um de boca aberta.
E uma coisa que eu amei nesse livro é que Cassandra escreve de uma forma maravilhosa que nos deixa sempre com vontade de quero mais. Posso, com toda certeza, afirmar que quem ainda não leu está mais do que perdendo tempo, já que é um livro muito bom e a continuação já foi lançada no Brasil, Cidade das Cinzas.
Ah, outra coisa legal é que já foi confirmado que esse livro vai virar filme, e alguns atores já foram confirmados para os papéis principais, só não temos ainda uma data para a estreia, apesar que para isso deve demorar ainda um tempo. Vamos cruzar os dedos para que o filme seja tão bom quanto o livro e que saia em cartaz logo.

Avaliação


Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Primeiro de tudo, parabéns pela resenha! Ela ficou ótima, deu para experimentar um pouquinho do que é o livro... Eu realmente gosto e me prendo nesses livros que te seguram até você descobrir o que aconteceu na história! Já havia visto e lido algumas resenhas, mais nenhuma que contasse tão bem como você contou! A sua resenha me deixou com vontade de ler o livro e espero poder lê-lo assim que der! :)
    Parabéns meninas! Beijinhos.

    gabi_wegner@hotmail.com
    @gabiwegner_

    ResponderExcluir
  2. Eu li uma fanfic da Cassandra, mas mesmo gostando da narrativa dela e depois de ter lido várias resenhas positivas de Cidade dos Ossos eu não consigo me interessar por esse livro.

    aninhamsn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Aaaa eu completamente amo esse livro, e simm o final dele eh tipo naao isso nao pode ser verdade o.O

    Eu adorei sua resenha, voce deixou uma vontade de ler, sem contar toda a historia, ate eu que ja li ate o 3 to tendo que me segurar pra nao ir correndo reler o livro =P

    Concordo com vc, essa eh uma serie que as pessoas tem que no minimo comecar a ler, ate pq eu duvido que alguem consiga abondonar esse livro, ele eh muito bom..

    Beijinhooos,
    @milla_rupert

    ResponderExcluir
  4. Cidade dos Ossos é um livro excelente!
    Eu li no final do ano passado, depois de já ter lido várias resenhas que elogiavam muito o livro, por isso minhas expectativas também eram muito altas, mas com certeza foram totalmente alcançadas (foram até superadas!) quando terminei de ler esse livro.
    Cidade dos Ossos foi, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que li em 2010. Me encantei com o modo de escrever da Cassandra Clare, a história que ela criou me envolveu de tal maneira que eu não consegui parar nem um minuto de ler depois que comecei. A história é tão boa que eu tinha que saber o que iria acontecer depois.
    Sobre os personagens, posso dizer que gostei muito da maioria. Clary não é nem um pouco chata, na verdade gostei muito da personalidade dela e do modo como ela se comporta. Jace para mim é um personagem maravilhoso, um dos melhores personagens masculinos sobre o qual eu já li, simplesmente me apaixonei pelo seu jeito sarcástico e irônico de ser (Fora que ele é lindo demais, né? =DD)!
    Os diálogos entre Clary e Jace são ótimos! Me peguei rindo várias vezes das conversas entre eles enquanto lia o livro.
    O mundo que a Cassandra Clare criou também é muito interessante, não vejo a hora de saber mais sobre esse universo nos próximos livros e de conhecer melhor todos os personagens!
    Sobre o final do livro, só posso dizer que foi muito surpreendente, eu quase não acreditei no que aconteceu, tive que ler umas três vezes o trecho para me convencer que aquilo estava mesmo acontecendo (Aquilo tem que ser mentira!)! *__*
    Já comprei Cidade das Cinzas, mas ainda não comecei a ler, estou muito ansiosa para ver o que acontece na história a partir de agora.
    As capas de todos os livros dessa série são lindas, adoro os brilhos nas capas! A capa de Cidade de Vidro (terceiro livro da série) já foi divulgada pela Galera Record e também é muito linda! Parece que o livro vai ser lançado em setembro, por isso já estou super ansiosa!
    A comparação com Harry Potter não me incomoda nem um pouco, gosto muito das duas séries (principalmente HP!) e entendo que como fã de Harry Potter é natural que Cassandra tenha uma forte influência da série da J. K. Rowling em seu próprio trabalho.
    Sobre o filme, eu também espero que fique tão bom quanto o livro (mas não gostei tanto dos atores escolhidos...), já que esta série excelente merece uma ótima adaptação para os cinemas! =)
    Parabéns pela sua resenha, que ficou ótima como sempre! Muito bom ver um dos meus livros favoritos ganhando uma resenha tão boa quanto essa em um blog maravilhoso como o House of Chick! *____*

    Seguidora: Danny_elric
    danielle.demarchi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Well, pra você ter dado 5 casinhas, é, o livro deve ser muito bom mesmo. Eu lembro que quando ele foi lançado houve muito alarde e naquela época eu não me interessei por ele.
    Mas aí veio o Submarino ... e me afudou em compras! rs.
    Ele chegou e tá lá na minha prateleira, na fila. Estou pensando seriamente em depois de Ler a garota dos pés de vidro, pular esse na frente dos outros :D
    Aii, a resenha ficou muito boa, tô aqui quicando na cadeira de curiosidade para ler o fim.

    Beijão.
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  6. Tive a feliz oportunidade de comprar esse livro por 9,95...então agora ele está na minha pilha de espera, ainda não sei quando vou lê-lo, pois estou lendo Dezesseis Luas, e depois queria começar a coleção Irmandade da Adaga Negra...massss sua resenha me tentou a começar depois do dezesseis luas e burlar meus planos aiai!!

    Ainda mais que a autora pega referências de HP, e eu carente e de luto por HP...

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Nathalia! Muito em breve pretendo ler Instrumentos Mortais. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li esse livro. :(
    Primeira resenha que leio sobre essa série, pois não tive curiosidade de ler outras.
    Todo mundo comentando sobre esse livro, me enjoou um pouco.
    Agora fiquei curiosa, parece tão bom. *-*
    E tem bastante continuações, como eu gosto.

    Vai para minha lista!

    Beijos.

    @AnaSzevcynski

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a resenha, meninas!
    Já faz um teempão que sinto vontade de ler "Cidade dos Ossos" e "Cidade das Cinzas." Realmente, dizem que são muito bons.
    A história parece ser mesmo bem interessante.
    Vamos esperar para vê-lo nas telinhas, não é?! ;)

    Beeijo *;
    @BrinaSophie
    spellman.sabrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. nossa será que eu sou o único que ainda não leu essa série ??? T-T

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha !
    Eu também já li esse livro e gostei bastante, virou meu livro preferido, Cassandra Clare,passa a história para gente com muita facilidade e rapidez, gostei muito da escrita dela.
    Ainda não pude ler Cidade das cinzas. Mas quanto ao livro eu não tenho dúvidas sobre a ótima história.

    ResponderExcluir
  12. Aii, esse livro é absolutamente incrivel. E eu também tenho esse problema de não sacar o obvio, né, mas tudo bem, meu problema foi o final mesmo que eu fiquei COMOOOO PODE?, até pq eu amei o Jace, muuito mesmo. Como eu queria um Jace lindo e perfeito pra mim *-*
    Otima resenha :}

    @apauladantas_

    ResponderExcluir
  13. É tão bom e tão ruim eu vejo livros perfeitos como esse e essa resenha feita por um Blog tão querido pelos leitores, é eu sei como é ruim não ser dona de uma livraria :(

    ResponderExcluir
  14. Ai gente sou uma das pessoas que
    está na lista da Nath que está perdendo tempo.Pois ainda não tive a oportunidade de ler esse livro.Mas eu com certeza vou dar um jeito de muito em breve conseguir lê-lo.Aonde olho ta todo mundo falando maravilhas dele e agora a Nath vem e me faz essa resenha,aff eu necessito ler ele o mais rápido possível!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  15. eu li cidade dos ossos super empolgado, esperando uma história incrivel mas não gostei tanto assim do livro, eh uma história boa, claro, mas não era tudo o q eu esperava, vou continuar a série para ver se gosto mais, jah tenho cidade das cinzas aki^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  16. Nathalia,
    Gostei desse livro, mas gostei e PONTO. Pelas resenhas positivas que fizeram, confesso que também fiquei super animada mas, quando comecei a lê-lo vi que não era tudo isso.
    Acho, sim, que ela se inspirou na J.K. Rowling, até demais, às vezes. Vai dizer que o Luke não lembra muuuuuuito o Snape em alguns aspectos? Só impressões... haha
    Mas os vilões não me conquistaram e o Jace... Ah, não sei :(
    O final foi depecionante em muitos aspectos, espero que "Cidade das Cinzas" seja melhor.
    Que bom que você não se frustrou tanto quanto eu, haha

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha. Já tenho o livro mas ainda não consegui ler, falta de tempo total. Agora como foi publicada a continuação estou esperando comprar o segundo e ler na sequência, assim sofro menos de ansiedade... rsrs.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    monique.costa@justice.com

    ResponderExcluir
  18. Acredita que eu ainda não li Cidade dos Ossos? Menina tô morrendo de vontade. No início, eu nem me interessava pelo livro, mas conforme eu fui lendo as resenhas fui ficando cada vez mais a fim de ler esse livro, todo mundo fala bem dele, então tô super curiosa.
    Não sabia que ia virar filme. Mt legal, isso!
    Vamos esperar para conferir como vai ficar.
    Beijos.
    @misslarkin_

    ResponderExcluir
  19. Eu amei, AMEI mesmo a resenha, muito bem escrita e com detalhes maravilhosos! *---*
    Eu tbm li o livro, este ano, e para mim ele foi um dos melhores livros lidos! Alem de ter uma historia de tirar o folego, tem aquele romance fofo entre a Clary o Jace, que todo mundo ama.
    E o final é...omg nem tenho palavras, é maravilhoso e nem tenho ideia de como a Cassandra teve tanta criatividade!
    Enfim, realmente é um livro otimo e que além de vcs recomendarem, eu tbm recomendo!

    beijos
    @Cynthiazinhaa_

    ResponderExcluir
  20. *respira* Eu PRECISO desse livro, meu Deus! Me sinto uma ovelha negra no mundo literário... no mundo literário não! No planeta! Todo mundo falar bem desse livro, são poucas as pessoas que ouço falar mal, e nem fala assim tão mal, só que achou a história normal! Mas, a casa resenha que eu leio, só aumenta a vontade de ler o livro D= E, por mais incrível que isso possa parecer, toda vez que vou comprar, eu não o encontro D= Aí termino comprando outro! Ok, eu até encontro, mas tô esperando uma "certa promoção" acabar HEHEH Pra ver se eu ganho! AhHAH A resenha ficou perfeita! Todo mundo que leu diz que ficou de boca aberta no final e que chega um sentimento de "QUERO MAAAAAAAAIS"... Mas eu fico me corroendo, me debatendo no chão porque ainda não liiii esse livro! Parece que sou só eu que ainda não o li! =´(
    *Chora, Chora, Chora*
    Acho que é só isso que tenho para falar '--' [/desabafo]
    .
    - Luiz Felipe Matos
    @LFelipeMatos

    ResponderExcluir
  21. nossa, faz teeeeempo que to querendo esse livro..
    cada resenha que vejo, fico ainda mais doida por ele! ><
    adorei a resenha! *-*

    @thais_lira2

    ResponderExcluir
  22. Tô com esse livro aqui na minha estante, e não vejo a hora de começar a lê-lo!! Estava louca por ele!! Só leio resenhas maravilhosas sobre Cidade dos Ossos!!
    Ótima resenha!! :)
    Beijos
    Elidiane'

    ResponderExcluir
  23. Eu ameeeei a capa desse livro! Eu ando louquinha pra ler ele há algum tempo mas acabo sempre colocando a coleção House of Night na frente... Pela resenha eu acho que vou acabar colocando ele como um dos primeiro da lista rs Fiquei radiante de saber que vai virar filme \o/\o/\o/

    @tclauper

    ResponderExcluir
  24. A série Instrumentos Mortais é o máximo mesmo!
    Eu amo o Jace e a Claire, e os outros personagens também são muito bons ;D
    Essa parte de HP eu não posso dizer nada porque eu não li os livros...
    Mal posso esperar pela adaptação nos cinemas *-*

    Bjus =*

    @_anny15_

    ResponderExcluir
  25. Não tenho palavras para Cidade dos ossos! De verdade! A série me conquistou de um jeito que ficou difícil decidir entre a série Hush Hush e ele! Nas 20 primeiras páginas eu já estava com os olhos brilhando e pensando: UAU! E depois disso não consegui tirar as mãos do livro! Confesso que foi uma tortura ter que parar a leitura para fazer algo! A Cassandra fez um trabalho surpreendente! O livro é super bem escrito e todos os personagens tem papéis importantes! (não senti nenhum personagem de fora enquanto lia). Os diálogos são perfeitos e confesso que fiquei rindo feito uma idiota em certas cenas! Simon é um fofo, mas não me conquistou como Jace! *suspira* Clary é uma ótima personagem, mas Jace é a alma do livro mesmo não sendo o principal! Ele é grosso, convencido, debochado, super sincero e protetor. É PERFEITO! :’) (sim! me apaixono fácil por personagens que se encaixam nesse perfil!) O livro não deixa a desejar em nada desde a capa até a ultima folha! Sou só elogios para o livro! ahauhauah Ansiosa pelo filme! Mesmo com a grande maioria querendo Alex para o papel de Jace acho que Jamie foi uma boa escolha! *-*

    OMG! O BLOG TÁ UMA GRAÇA! PARABÉNS MENINAS! *-*

    @Jhenysampaio

    ResponderExcluir
  26. Esta série está me chamando a atenção, mas não consegui ler ainda, o que é uma pena. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  27. Geeente do céu, tive que voltar aqui depois de ler.
    Ai, fantásticamente perfeito!
    OBS: Só eu que quiz matar o Jace a beliscões e dizer: Acorda garoto, ele é O Valentin! Isso que ele ta fazendo é truque!?

    Tirando esse chilique, gostei da escrita da Cassandra, gostei de como ela desenvolveu a história, as lutas, enfim.
    E concordo muito com o que você disse sobre o fim ter sido muito doido.
    Fiquei pensando em mil teorias para conseguir explicar e cheguei a uma conclusão: Preciso do segundo e do terceiro volumes! urgente.
    :)

    Beijoo.
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  28. Comprei esse livros esses dia,pq tava barato.Pensei q não era nada de mais esse livro só q depois dessa eu fiquei entusiasmada.Vai ser o proximo da minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  29. Verdade, quando terminei de ler o livro fiquei tipo "O QUEEEEE? COMO? ONDE? POR QUE? NÃO PODE SEEERRR! AAAAAAAAH!!!!!". Resumindo, pirei TOTAL :P o livro é muito bem escrito, a Cassandra é realmente um gênio. A história toda é fantástica e sobrenatural (o que eu mais gosto! hehe) e mal posso esperar pra ler os outros da série *-*

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse livro, e não gostei muito dele não. Li várias resenhas, e todas elas falavam bem dele. Mas me decepcionei muito! Eu, particularmente, não recomendo.

    ResponderExcluir
  31. espero ler o livro antes do filme sair :3
    nao gostei tanto desta capa, a outras sao melhores
    nossa!! que ansiedade
    nem que eu tenha de ler no computador preciso ler este livro

    abraços amei a resenha

    ResponderExcluir
  32. Eu não gosto quando o livro junta mágia, vampiros e etc, mas nesse livro... Eu amei! Cassandra criou um universo único e incrível! Sou apaixonada por essa série e estou louca pra comprar 'Cidade do fogo celestial' o único que falta pra mim completar a minha coleção. E também estou ansiosa pela próxima série dela! Que venha logo!

    ResponderExcluir