Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros - Seth Grahame-Smith


Indiana, 1818. Sob o luar que se insinua por entre a densa floresta, uma pequena cabana se destaca. Dentro dela, o pequeno Abraham Lincoln, com apenas nove anos, está ajoelhado ao lado da cama em que a mãe agoniza, acometida do que os antigos chamavam de "doença do leite". Anos mais tarde, o magoado Abe descobriria que o mal que vitimou sua mãe foi, na realidade, obra de um vampiro.

Ao tomar o Diário Secreto de Abraham Lincoln como guia, Seth reconstitui a história real do maior presidente da história norte-americana e desvenda todos os segredos da Guerra de Secessão, além de revelar o papel crucial que os vampiros desempenharam no nascimento, na ascensão e no (quase) declínio dos Estados Unidos.

Críticas:

Vanity Fair

"Provavelmente o relato mais engraçado, cheio de ação e estranhamente bem-pesquisa
do da Guerra Civil Americana que você lerá em muito tempo."

Los Angeles Times

"[Seth Grahame-Smith] cria uma narrativa bem-construída e surpreendentemente convincente, com humor, emoção e mordidas... uma verdadeiramente rara descoberta."

OK. Me pergunto se vocês acreditam em vampiros. Não? Bom, nem eu!

Mas, preciso dizer que se eu tivesse alguns anos a menos e lesse este livro, ih... então a minha resposta aqui seria diferente! Eu provavelmente morreria de medo de sair de casa outra vez ou ficaria torcendo e ansiando para encontrar um vampiro em cada calçada, esbarrar com ele na padaria, conhecer um em uma boate, esperaria, até mesmo, que um deles aparecesse na minha porta, fazendo a entrega que eu pedi da farmácia.

Não estou sendo irônica, pessoal! Há alguns anos, eu teria realmente acreditado no Seth Grahame-Smith! Esse danado faz de propósito! Sua narrativa é irrepreensível a ESSE ponto.

Outra coisa: depois que o mundo empacou nessa onda vampiresca, eu não tive mais vontade nem disposição nem coragem de abrir outro livro que tivesse relação com o tema. Mas, tive que abrir uma exceção para este que me seduziu pelo seu diferencial e, graças a Deus, não me arrependi nem um pouco.

Tive vontade de chorar, mas segurei. Em alguns momentos - poucos - achei graça de umas coisas. Me surpreendi com outras. Prendi a respiração em algumas caçadas de Abraham. Temi por sua vida e as vidas de seus amados. Em certas cenas eu precisei parar um pouco e fechar o livro só para repassar os acontecimentos na minha cabeça e reorganizar os pensamentos.

Seth, de fato, me puxou pelos tornozelos.

O livro foi extremamente bem-pesquisado - não há dúvidas. Tão bem-pesquisado que os detalhes se cruzam, as informações se entrelaçam e o sentido se completa; e então você pensa: "Nossa, agora faz todo o sentido...", "Caramba! Então foi por isso que aquilo aconteceu."

É genial.

Essa mistura de ficção e realidade é contraditória, sim. E que a verdade seja dita: confunde a sua cabeça pra caramba! Mas é aí mesmo que encontra-se a mágica do livro, é essa ousadia e a riqueza de palavras que o tornam absolutamente interessante.

Sendo bastante franca, enquanto eu lia, não conseguia ficar muito tempo longe dele (deu para notar que ele me cativou bastante, né?).

Ah, e preciso confessar que, por mais que eu tenha adorado o Abe (o apelido que o autor dá a Abraham Lincoln), o meu personagem preferido já havia sido escolhido desde o meio do livro. E é claro, é o Henry Sturges.

Este best-seller que, por mim, está super aprovado, vai virar filme. Excelente notícia para aqueles que, como eu, gostaram tanto do livro. O melhor de tudo, na verdade, é que vai ser produzido por ninguém menos que Tim Burton.

Acho o Tim Burton (diretor de Alice no País das Maravilhas e A fantástica fábrica de chocolate.) sensacional - ADORO -, então agora estou com mais vontade ainda de ver o filme! E também acho que a produção caiu como uma luva para ele. E será em 3D! Pena que a previsão de lançamento é só para junho de 2012!

Li também que os diversos atores que a Fox está testando para o personagem - até agora, são: Adrien Brody, Timothy Olyphant, Josh Lucas, James D’Arcy, Oliver Jackson-Cohen e Benjamin Walker.

Ouvi muitos rumores sobre o Benjamin Walker. Será?!

Disseram que se o Joaquin Phoenix topar, o papel de Henry já é dele.
Eu curto o Phoenix. Acho que pode ser bem bacana!

Aqui fica a minha classificação: avalio-o como ótimo, portanto quatro casinhas.

Confesso que só não dou as cinco casinhas, pois de tão impecável que a narrativa do Seth é, me deixou confusa diante de alguns fatos e, considerando que não estamos falando de alienígenas, mas sim de vampiros - vocês sabem, seres fictícios e tudo aquilo - não é algo legal de se confundir! Sabe... não é legal ficar em dúvida sobre algo que você sabe que É UMA MENTIRA REDONDA!

Galera, não deixem de conferir! A Intrínseca continua com lançamentos fantásticos!

Vale muito a pena!


Avaliação







Autor:
Seth Grahame-Smith
ISBN: 978-85-8057-007-6
Editora: Intrínseca
Páginas: 336



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Realmente essa onda vampiresca faz com que você tenha pouco vontade de ler livros referentes a vampiros, mas pelo que pude ver a história se baseia muito além disso, e realmente se torna interessante. Adorei a dica, fiquei muito interessada e vou ler, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas :)

    Nossa estou muito doida pra ler esse livro!
    Ele abora um personagem de forma divertida ea chei isso muito legal e diferente :)

    Mil BJS

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu imaginei que esse livro (assim como a série destes) é bem elaborada, porque de fato é bem arriscado pegar uma pessoa que existe e infiltrá-la em uma estória assim de repente!
    O livro parece bem legal, quero ler!
    Adorei a resenha Mari!
    Parece realmente algo totalmente diferente do que estamos acostumadas a ler!
    beijões
    @trueinsightsnet
    http://true-insights.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Um livro que vai além da capa! *-*
    Quero ler ele!
    Parece ser excelente e pelo que vi tem um contexto historico riquissimo!
    Otima resenha!

    Beeijo ^^

    ResponderExcluir
  5. LEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL
    Ja estava com vontade de ler esse livro
    agora estou mais ainda ;D
    e só avisando ... Tim Burtom vai dar uma aula de direção novamente *-*
    No aguardo desde ja :D


    beeeijo'

    ResponderExcluir
  6. Cada resenha que passa eu fico com ainda masi vontade de ler esse livro! A história me chama, mesmo que eu queria fugir dos contos vampirescos... O que fazeeer, se não ler! rsrsr

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Abraham Lincoln é um dos melhores livros que já li no gênero suspense/horror. E eu não esperava gostar tanto do livro,foi uma surpresa maravilhosa.

    O blog é lindo,flor.

    Sucesso!

    Marina Moura

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha.
    A cada nova resenha que vejo me dá mais e mais vontade de ler. Antes eu pensava que o livro fosse bem diferente do que realmente é demonstrado, então é com certeza eu vou ler, pois se fosse de acordo com os meus pensamentos certamente perderia uma grande chance de ler um livro como esse.

    ResponderExcluir
  9. Com essa resenha, fiquei curioso como será a caçada, vou ler assim que terminar o Obvio que ignoramos. Parabéns, muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  10. O Livro parece ser mesmo muito bom. Embora sabendo que seja ficção, gosto de livros assim, que fazem essa mistura de fatos históricos reais com fantasia.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post!

    [SPOILER]
    Eu entendi errado ou no fim das contas o Lincoln realmente se tornou um vampiro? WHAT? PODE, PRODUÇÃO?
    haha, genial, genial.
    [SPOILER]

    ResponderExcluir
  12. Ficou ótima a sua resenha! E só me deu mais vontade de ler o livro. Já está na lista. Parabéns, o blog é demais!

    ResponderExcluir
  13. Kkkk muito engraçada sua resenha, elevou meu humor agora!!
    Ah este livro, este sim é um bom livro de vampiros kkk
    realmente de todos os livros que voce fez resenha e eu comentei esete foi o que me deixou mais na vontade de ler :P

    Abraços

    ResponderExcluir